Prefeito de Macaé anuncia retomada das obras do Nupem

18/02/2005 18:53:09 - Jornalista:

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou hoje (18/02) a retomada das obras do Nupem (Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé) a partir de março. O anúncio foi feito durante o encontro realizado na sede do núcleo, com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, secretários municipais, vereadores e professores. Na oportunidade, Riverton anunciou também o lançamento da pedra fundamental do Complexo Universitário Municipal de Macaé, no dia 18 de março.

“A nossa intenção é fazer um alicerce forte em que a UFRJ seja nossa parceira permanente. Estamos cansados de convênios em que a prefeitura participa com 99% e os outros com 1%. Dentro do nosso plano de governo, queremos tornar realidade a criação do Pólo Universitário”, afirmou o prefeito.

Em 1993 a prefeitura e a Petrobras formaram uma parceira com a UFRJ que possibilitou a criação do Nupem, para o desenvolvimento de pesquisas ecológicas relacionadas ao ambiente de Macaé. Hoje o Nupem/UFRJ é uma Unidade Avançada do Instituto de Biologia da UFRJ. “Chegou o momento de um novo passo: deixar de ser um embrião da UFRJ, para podermos atender a demanda de Macaé e região, com um curso de graduação em Biologia”, afirmou o reitor da UFRJ.

O prefeito de Macaé informou ainda que o Complexo Universitário terá sete prédios. A previsão é que seja inaugurado no aniversário da cidade. Segundo Aloísio Teixeira, além do curso de Biologia, existe a possibilidade da universidade dispor, posteriormente, do curso de Engenharia de Petróleo, que tem uma interação forte com a região.