Prefeito de Macaé participa de feira do petróleo em Houston

28/04/2005 14:06:03 - Jornalista: Eny Maria Rios

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) viaja neste sábado (30) para Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos, para participar da Offshore Technology Conference (OTC), considerada a maior feira do mundo no setor de petróleo e gás. A feira apresenta as mais recentes descobertas do setor e reúne especialistas do mundo inteiro.

De acordo com o prefeito, o objetivo da viagem é trocar experiência com empresas do segmento offshore, conhecer a estrutura operacional da feira e lançar base para a realização no próximo ano em Macaé de um seminário voltado para empreendedores internacionais que queiram investir no setor de petróleo e gás em Macaé.

Acompanham o prefeito na viagem os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, além dos vereadores Luiz Fernando Pessanha (PTC) e Maxwell Vaz (PT). A comitiva de Macaé fica em Houston por cinco dias.

O Brasil estará representado na feira com um pavilhão de empresas de tecnologia offshore, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Nos últimos anos da OTC, o Pavilhão Brasileiro foi um dos mais visitados.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, que foi presidente e hoje é conselheiro do Grupo de Empresas Prestadoras de Serviço da Indústria do Petróleo (GEPS), acumulando experiência em ciência e tecnologia por 11 anos, afirmou que durante a Offshore Technology Conference serão discutidas tecnologia de exploração em água profundas, onde Macaé se enquadra.

- Faremos um contato com as maiores empresas de exploração e produção de petróleo do mundo, setor que movimenta bilhões de dólares por ano – destacou Jordan. “Cerca de 85% do petróleo produzido no país tem origem na Bacia de Campos. Pretendemos fazer deste aporte de tecnologia que é utilizado no nosso litoral, em desenvolvimento tecnológico, econômico e social para Macaé”, destacou.

Antes de viajar, o prefeito lembrou que Macaé lança na Brasil Offshore o modelo conceitual do Pólo Industrial, que terá como um dos objetivos a busca de empresas de base para a indústria do petróleo para que o município possa aumentar o fornecimento de serviços e produtos para a Bacia de Campos e para outros países. O Pólo Industrial também visa atrair e manter indústrias de segmentos diversos, não passando somente pelo arranjo produtivo do petróleo.