Prefeito de Macaé visita instalações da usina termoelétrica El Paso

04/08/2005 18:27:00 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi visitou nesta quinta-feira (4) a usina termoelétrica El Paso, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a companhia energética e o governo municipal. Um das possibilidades levantadas durante o encontro com o gerente geral da Usina, Armando Oliveira, foi o enquadramento do Pólo Industrial do município na categoria de consumidor livre de energia – com consumo superior a três megawatts – e assim, obter economia nos gastos com energia.

De acordo com Oliveira, uma indústria, pólo industrial ou outro complexo que consuma acima de três megawatts, pode solicitar adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), passando a ser membro desta instituição. A partir daí, a indústria compra energia direto do produtor, no caso, a El Paso, conseguindo uma economia que pode chegar a 20%.

- Vamos estudar os mecanismos para o Pólo Industrial se enquadrar na categoria de consumidor livre e assim, obter a redução de gastos em energia – afirmou o prefeito. Outra possibilidade de parceria levantada durante a visita foi na área social. “Temos perspectiva de ampliar nosso relacionamento na parceria social”, acrescentou Riverton.

O gerente geral da Usina comentou que o objetivo do encontro com o prefeito foi abrir um canal de comunicação com o governo. “Nossa idéia é trabalharmos juntos e ajudarmos no que for possível. Tudo que puder ser feito em parceria, estamos abertos”, ressaltou.

Acompanhado do Secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, o prefeito visitou os blocos de geração da usina – a El Paso tem cinco blocos de quatro máquinas cada -, as unidades geradoras e transformadoras, o sistema de tratamento da água, a subestação e demais instalações da Usina.

A El Paso foi construída em nove meses, recebeu investimento de US$ 700 milhões. A capacidade instalada da usina é de 928 megawatts, podendo produzir 18% da energia consumida no Estado do Rio. Esse volume é o suficiente para abastecer três milhões de pessoas. A companhia injeta energia nas linhas de transmissão de Furnas e em seguida, Furnas faz a distribuição da energia.