Prefeito decreta situação de emergência em áreas atingidas

21/06/2005 16:06:42 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi decretou na tarde desta terça-feira (21) situação de emergência nas áreas atingidas pelas fortes chuvas e pelos ventos de quase 105 quilômetros por hora que afetaram a cidade às 18h10min de segunda. A orientação para o prefeito decretar situação de emergência nos bairros Lagomar, São José do Barreto e Aeroporto partiu do comandante de área das baixadas litorâneas do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Paulo Sias.

Riverton acompanha pessoalmente durante todo o dia de hoje a situação das famílias prejudicadas pelos ventos e chuvas. O prefeito se reuniu com técnicos das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Saúde, Promoção Social, Fundação de Ação Social, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil estadual e municipal na sede do Clube dos 40, no Lagomar, onde está instalada a sede provisória do grupo de ação.

- Nossa prioridade está totalmente voltada para as famílias atingidas na noite de ontem (segunda). Estamos prestando o atendimento de emergência e fazendo o levantamento de toda a área afetada – informou o prefeito, ressaltando que seis equipes formadas pelos órgãos envolvidos estão percorrendo as residências prejudicadas pelo fenômeno climático classificado como rajadas de ventos fortes. A possibilidade de ter acontecido no município um tornado foi eliminada.

A situação de emergência foi decretada por 30 dias e somente nas áreas geograficamente atingidas pelas chuvas e pelos ventos. O Governo do Estado vai homologar o decreto e publicar em Diário Oficial. Com o decreto, o governo municipal tem a liberdade fiscal para intervir na situação de emergência.

MAIS PREJUÍZOS – O Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro –, que abrigou na semana passada a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, a Feira Brasil Offshore, está parcialmente destruído. Muros, telhados e tendas desabaram com os ventos. O Terminal Rodoviário do Lagomar, que iria integrar o novo sistema de transporte coletivo urbano, também foi fortemente danificado. O Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem) e o Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha também sofreram danos expressivos.

Prefeito vistoria bairros atingidos pelas chuvas

Desde a noite de segunda-feira, o prefeito Riverton Mussi (PSDB) vistoria em campo as áreas atingidas pelas chuvas e ventos ocorridos no início da noite de ontem. Na tarde desta terça, o prefeito visitou os bairros Engenho da Praia, Parque Lagomar, São José do Barreto, Piracema e Águas Maravilhosas.

Em todos os bairros, está sendo feito o levantamento para precisar o número de famílias afetadas. Na grande maioria, as casas tiveram perdas nos telhados. Em outras, as chuvas destruíram paredes e em algumas, a danificação foi total.

Os bairros Piracema e Águas Maravilhosas ficam próximos à Linha Azul. Os demais estão localizados às margens da Rodovia Amaral Peixoto.