Prefeito destaca trabalho da Capitania dos Portos

01/06/2005 19:19:13 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta quarta-feira (dia 1º) com o comandante da Delegacia em Macaé da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro da Marinha do Brasil, Vinícius de Aquino Marques, na sede da capitania, para um encontro de confraternização. Motivo: o comandante deixa o cargo em julho, quando será transferido para o Rio de Janeiro. De acordo com regras da Marinha do Brasil, os comandantes de Capitania dos Portos são trocados a cada dois anos.

- A Capitania dos Portos têm sido um dos grandes responsáveis pela qualificação da mão-de-obra da área offshore e também pela qualificação de pescadores. O comandante Vinícius Marques é um grande aliado e parceiro – ressaltou o prefeito, destacando a importância do trabalho realizado pela capitania em cursos de formação de pescadores, prevenção da poluição hídrica e outras atividades. “A integração com a comunidade foi uma ação expressiva realizada pelo atual comandante”, afirmou Riverton.

Marques destacou o bom relacionamento que a prefeitura tem com a Capitania dos Portos. “Assim que o prefeito Riverton ganhou a eleição, veio à capitania tratar de interesses em comum”, informou o comandante, detalhando que a reestruturação do Mercado de Peixes foi um dos assuntos abordados, com a organização do uso do espaço e apoio à classe pesqueira. “A comunidade pesqueira está bem assistida”, comentou.

PESCA - O comandante avalia de forma positiva o projeto do prefeito de construção do novo Terminal Pesqueiro do município. “Com o novo terminal, será separada a atividade da pesca da atividade de apoio marítimo”, analisou Marques.

A Capitania dos Portos é responsável pela fiscalização de operação de barcos e profissões marítimas, abrangendo 72 municípios em dois estados: Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Todas as atividades de fiscalização com relação à segurança de navegação são realizadas, além de salvar guarda da vida humana no mar e nas vias interiores (rios, lagos, lagoas), habilitação para pesca, fiscalização de plataformas, entre outras.

Para o Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, a marinha desempenha um papel fundamental para que as operações do setor econômico de petróleo e gás na cidade e região sejam um sucesso. “Isso porque, antes do caráter punitivo, existe a preocupação em orientar e formar todo o contingente para o setor. Destaco o trabalho do comandante Vinícius de Aquino Marques, que não só cumpriu o seu papel de delegado com excelência, mas manteve preocupação em atrair a Petrobras, empresas de apoio marítimo, instituições e sociedade zelando pela manutenção da imagem e da tradição marítima”, concluiu.

Participaram do encontro de confraternização os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; de Agricultura, Chico Machado; de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan; de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; de Fazenda, Cassius Ferraz Tavares; de Governo, André Braga; de Obras, Tadeu Campos e o vereador Luiz Fernando Pessanha (PTC).