Prefeito é destaque em solenidade da Abespetro

23/02/2018 17:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Assessoria Abespetro

Dr. Aluizio recebeu placa de homenagem

Esforços empreendidos desde 2015, na luta pela retomada do setor offshore, e consequente a geração de emprego e renda, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, vem recebendo o reconhecimento de instituições ligadas ao setor de petróleo, como aconteceu na noite da última quinta-feira (22). A cerimônia foi realizada durante solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), que reúne, atualmente, 45 empresas da indústria petrolífera. Dr. Aluizio recebeu a placa de "Destaques da Indústria de Bens e Serviços de Óleo e Gás no Brasil".

Na ocasião, o prefeito reforçou sua posição quanto a atração de investimentos na atividade de petróleo e geração de empregos. "O Brasil precisa parar de taxar (impostos) investimentos. É necessário reduzir os custos para otimizar a produção e promover o desenvolvimento do setor, com geração de trabalho para a população. Nos últimos anos foram fechados mais de 40 mil postos de trabalho", frisou, acrescentando que, nos últimos 20 anos, o faturamento com royalties no Estado do Rio de Janeiro foi de R$ 20 bilhões.

Para o vice-prefeito de Macaé, Vandré Guimaraes, que também participou da solenidade, a grande preocupação da gestão municipal é com a retomada do emprego para o cidadão. “Mais que uma homenagem da Abespetro, este é o reconhecimento à proatividade e atitude de tomadores de decisão, que optaram por escolher o caminho mais difícil para favorecer a quem mais precisa, o cidadão que hoje busca retornar ao mercado de trabalho", observou.

Durante o seu discurso de posse, o novo presidente da Abespetro, Claudio Makarovsky, falou que o setor tem que avançar 10 anos em qauatro.

- É nesse cenário e, inspirados em passagens históricas em que o Brasil mostrou sua capacidade de auto-superação, que estamos trazendo o desafio dos “10 anos em quatro”. O período entre a assinatura de um contrato de concessão e o início da produção de óleo é de cerca de 10 anos, no Brasil. Sabemos, contudo, pelo exemplo de outras regiões petrolíferas do mundo e pela análise técnica das atividades industriais que ocorrem nesta etapa, que é viável reduzir para quatro anos este período. Isto implicará aumento disruptivo na velocidade de geração de empregos, de arrecadação, e de desenvolvimento das inovações que vão transformar o sistema produtivo, que tem a Abespetro como um de seus mais relevantes representantes, em exportador, robusto e estável - disse Claudio Makarovsky.

Entre os homenageados que também receberam a placa “Destaques da Indústria de Bens e Serviços de Óleo e Gás no Brasil”, estavam o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e o Diretor-Geral da ANP, Décio Oddone.


Fotos Relacionadas