Prefeito é homenageado no Dia dos Aposentados

01/02/2005 18:32:13 - Jornalista:

No último sábado, dia 29, foi realizado na sede social do Fluminense Futebol Clube, o VIII Encontro dos Aposentados, Pensionistas, Idosos e Trabalhadores da Região Norte Fluminense – RJ, em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado.

Durante o evento - organizado pela Associação dos Aposentados, Pensionista (ASAPEM), Associação dos Ex-Ferroviários e Conselho Municipal do Idoso de Macaé (CONIM), em conjunto com a Prefeitura Municipal, foram outorgados diplomas de Honra ao Mérito às pessoas indicadas pelas Associações, que se destacaram durante o ano, trabalhando em prol da 3ª idade.

Entre os homenageados estava o prefeito Riverton Mussi Ramos, que foi representado pela primeira dama, Márcia Moraes. Além do prefeito foram homenageados o srº Adimar Brandão de Miranda Filho, a srª Anita Barbosa M. Perpeto e o srº Edson de Castro Torres.

O presidente da Associação dos Ex-Ferroviários, Lauro Martins, ficou satisfeito com o desenrolar de toda a festividade e se tivesse que dar uma nota, esta seria dez. “Foi uma festa linda com um congraçamento fabuloso. Os homenageados foram escolhidos a dedo, tendo trabalhado pela comunidade e que fazem jus a esse título honroso”, disse.

O objetivo maior do Encontro foi o congraçamento dos idosos e aposentados que durante a comemoração puderam assistir a palestras, cujos, temas abordaram o desenvolvimento de uma política para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados e idosos do município e da região como Saúde Bucal, Estatuto do Idoso e Geriatria – Os cuidados na 3ª idade.

Este último tema teve como palestrante à advogada do Conselho Municipal do Idoso, Mônica Andrade Gonçalves, que falou sobre os direitos e garantias para uma vida melhor após os 50 anos. Já a doutora Ana Lúcia falou sobre a Geriatria na Terceira Idade, dando informações preciosas de como se cuidar para ter uma qualidade de vida melhor.

Segundo o presidente da ASAPEM, Sebastião Piraí, o evento teve também como finalidade trazer novas alternativas ao idoso. “A festa foi muito acima do que nós esperávamos e, isso é gratificante. Demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando para conscientizar os companheiros sobre seus direitos e deveres em quanto cidadão”, ressaltou.

Nos anos anteriores essa reunião era realizada apenas pelos ferroviários. No ano 2000 passou a fazer parte do calendário de eventos do município, graças a um projeto de lei apresentado pelo vereador Ronaldo Madeira, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Sylvio Lopes. A Associação dos Ex-Ferroviários possui hoje cerca de 1.200 associados, enquanto, a Associação dos Aposentados e Pensionistas conta com mais de 2.000 filiados.

De acordo com Piraí o evento é uma modesta contribuição pelo feito de um grupo de macaense que deixou sua marca na construção do município. “Foi por esforço deles que Macaé conseguiu desenvolver e consolidar importantes conquistas sociais e progrediu no sentido de uma moderna e diversificada economia, construindo sólidas instituições”, disse.

No dia 8 de junho de 2004, a Prefeitura de Macaé recebeu em Brasília o prêmio Tucano de Ouro pelo melhor projeto de administração municipal com o Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso. Foram avaliados 850 projetos e, Macaé ficou entre os cinco melhores na categoria municípios com até 200 mil habitantes.