Prefeito fala de novas ações na saúde durante oficina do PSF

20/06/2005 16:19:45 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante a solenidade de abertura da I Oficina de Trabalho dos Agentes Comunitário de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF), na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do Paço Municipal, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou várias ações na área de saúde. Participaram do evento, o secretário de Saúde, Fernando Diogo, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, e a coordenadora do PSF, Ana Cristina Machado.

Entre as medidas está a construção de um módulo do PSF no distrito de Glicério, a inauguração de uma unidade na Nova Esperança, a entrega do novo ônibus da saúde com consultório médico e odontológico e a aquisição de um gabinete odontológico portátil para atender pacientes acamados. O prefeito falou ainda que 90% dos gastos do programa são custeados com o orçamento municipal.

O secretário de Saúde e o presidente da Câmara ressaltaram a importância dos agentes comunitários de Saúde (ACS) no processo de construção da promoção da saúde e prevenção de doenças. “Sabemos da dificuldade de promover saúde em comunidades com diferenças sociais, mas são vocês os responsáveis pela mudança de hábito da população”.

Antes de iniciar a primeira palestra que abordava a “Importância do Agente Comunitário de Saúde no PSF”, a agente comunitária Daniele Silva foi convidada pela assistente social, Valéria Noronha, a falar sobre o que é ser ACS. “Ser agente é ser e estar na comunidade, ter sempre um sorriso nos lábios, ouvir, ser amigo e tratar as pessoas com amor”, disse Daniele.

Oficina - De acordo com a coordenadora do PSF, a oficina de trabalho acontecerá em dois dias devido ao número de agentes comunitários. Ela lembra que a oficina tem como objetivo propiciar uma discussão sobre o papel dos agentes e a importância do seu trabalho nas comunidades.

Os temas apresentados neste primeiro dia foram: “Os desafios presentes no trabalho do Agente Comunitário de Saúde”; “Os Agentes Comunitários e as Redes Sociais”; “O trabalho da Enfermagem no PSF e a sua relação com os Agentes”; “A importância da Saúde Bucal no PSF” e “Agentes Comunitários de Saúde”.

ACS – O agente comunitário de Saúde faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio, pelo menos, uma vez por mês. Ele realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida.

Atualmente o município conta com 26 equipes de Saúde da Família e duas de agentes comunitários de Saúde, com 158 agentes, abrangendo 73.324 habitantes, o que corresponde 52% da população, sendo 100% de cobertura da zona rural e periferia.