Prefeito inaugura Linha Azul

14/06/2005 16:06:35 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi inaugurou na manhã desta quarta-feira (14) a Linha Azul, via expressa de 7,5 quilômetros em pista dupla, que faz parte do projeto do Arco Viário do município. A Linha Azul vai ligar as regiões Sul e Norte de Macaé, interligando com a Linha Verde e desafogando o tráfego no Centro. A via – que será o principal acesso para a Feira Brasil Offshore, no Macaé Centro - recebeu asfaltamento e sinalização horizontal nos últimos dias.

Com a Linha Azul inaugurada, quem vier do Rio de Janeiro, vai acessar a RJ 168 e entrar no trevo da Linha Azul, se dirigindo para locais como Aeroporto e Cabiúnas, evitando a passagem pelo Centro. Já quem vem de Campos e do Espírito Santo para acessar as empresas offshore de Novo Cavaleiros e do Parque de Tubos, em Imboassica, entra na Rodovia Amaral Peixoto, em seguida, Linha Azul, Linha Verde e acessa as empresas.

- A Linha Azul também vai beneficiar o fluxo interno da cidade, para quem precisa se deslocar para Lagomar e Barreto – exemplificou. Riverton também informou que a prefeitura vai criar uma via de Cabiúnas a Imboassica. “Vamos recuperar o outro lado da Linha Verde para ter o mesmo padrão”, disse. Ele ressaltou que o governo vai aproveitar a antiga estrada Macaé-Campos, que chega em Cabiúnas, para fazer a via até Cabiúnas.

Segundo o prefeito, já foi desapropriada a área que faltava para levar a via até Cabiúnas. O governo também vai aproveitar a área para construção de casas populares. A complementação da Linha Azul também inclui a recuperação da antiga estrada Macaé-Glicério, em direção a Novo Cavaleiros, para sair em Imboassica, trazendo a estrada via Santa Tereza.

- Estamos criando os meios para a cidade ter as saídas necessárias e para que o município possa se expandir. Temos que viabilizar mecanismos para que a cidade cresça para dentro de Macaé e não para fora – destacou o prefeito, lembrando que todas essas intervenções são realizadas com recursos próprios.

SOLENIDADE - Compuseram o palanque da inauguração da Linha Azul, além do prefeito, o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB), o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso (PPS), a primeira-dama do município, Márcia Moraes e o secretário de Obras, José Tadeu Campos. Participaram da solenidade vereadores, secretários, líderes comunitários e a população em geral.

O deputado Glauco Lopes salientou que a Linha Azul vai ajudar a alavancar o processo de desenvolvimento de Macaé. “Estamos inaugurando uma obra que é um marco na administração do ex-prefeito Silvio Lopes e do prefeito Riverton Mussi, que foi líder do governo na Câmara durante o mandato de Silvio”, observou, destacando que a obra vai contribuir para desafogar o trânsito na Ponte Ivan Mundim, na Barra.

Para o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, a Linha Azul é um exemplo de crescimento responsável da cidade. “O município busca dar acesso ao cidadão à Macaé moderna”, constatou. “E vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, comentou o vice-prefeito. O secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que a passagem pela Linha Azul será intensa durante e após a Feira Brasil Offshore. “Para chegar ao evento, o melhor é seguir por este novo acesso”, atestou.

Prefeito constrói 300 casas populares

Durante o discurso de inauguração da Linha Azul, o prefeito lembrou que o governo está construindo 300 unidades habitacionais para famílias que foram atingidas pela última enchente. As casas e apartamentos estão sendo construídos em uma área de 150 mil metros quadrados no Bosque Azul, no bairro Ajuda. “Nosso objetivo é erguer um condomínio com duas mil unidades habitacionais, para isso, estamos buscando parceiros”, afirmou.

Famílias que moram em áreas de risco, como a população ribeirinha, serão beneficiadas, como os moradores dos bairros Nova Esperança e Fronteira. Cerca de 1,2 mil pessoas vão morar nas 300 unidades, que devem ficar prontas em setembro.

De acordo com o prefeito, as unidades habitacionais serão construídas simultaneamente com as obras de infra-estrutura urbana do local. “Vamos fazer a drenagem, construção das redes de esgoto, de água pluvial e de água potável, além do saneamento”, destacou Riverton, acrescentando que o conjunto habitacional terá uma mini-Estação de Tratamento de Esgoto para tratar o esgoto das residências locais.

Riverton informou que será feita toda a urbanização da área após a conclusão das obras das 300 casas, com a construção de creche, escola e praças. Riverton detalhou que as casas e apartamentos terão de um a dois quartos, sala, cozinha, copa e banheiro. O Bosque Azul fica entre a Linha Azul e o Aeroporto.