Prefeito lança modelo conceitual do Pólo Industrial na Feira Brasil Offshore

15/06/2005 16:01:52 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) lançou durante a solenidade de abertura da Feira Brasil Offshore, que acontece até sexta-feira (17), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), o modelo conceitual do Pólo Industrial do município. Riverton apresentou um vídeo institucional em 3D contendo as características do pólo.

“A criação do Pólo Industrial veio da necessidade de instalação de novas indústrias no município, tanto do setor petrolífero quanto de outros segmentos”, comentou Riverton.

A concepção do Pólo Industrial de Macaé é baseada no modelo de cluster (agrupamento de empresas), com instalação de indústrias dos setores metal-mecânico e eletro-mecânico, que têm demanda com forte crescimento nos setores de produção de gás e petróleo. “A escolha desse modelo se dá por ser o mais moderno que existe nos dias de hoje, tendo sido implantado em cidades internacionais que sediam as atividades do complexo de gás e petróleo”, afirmou.

O prefeito comentou que o Pólo Industrial terá apoio de uma incubadora de empresas de base tecnológica voltada, principalmente, para a mecatrônica. O Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, detalhou que essa base criará um diferencial competitivo para as indústrias ali instaladas. “Isso porque já que além de desenvolver alta tecnologia, ainda servirão de suporte para fornecimento, pesquisa e desenvolvimento a essas indústrias”, explicou o secretário.

De acordo com Gurgel, o Pólo Industrial vai estimular a instalação de micro e pequenas empresas com alto conteúdo tecnológico, por serem geradoras de mão-de-obra qualificada. Serão priorizados setores industriais que possam não somente atender à indústria de extração e produção de gás e petróleo, como também a outros setores industriais da economia nacional e internacional.

- Vamos apoiar o Pólo com centros de excelência em desenvolvimento tecnológico e em capacitação para que se tenha mão-de-obra qualificada, garantindo a inovação permanente e a geração de renda para os trabalhadores – assinalou o secretário. Ele acrescentou que o Pólo Industrial será composto de quatro setores estratégicos. O primeiro é o institucional, com portal de entrada e quatro prédios com infra-estrutura para apoio ao empresário, apoio ao trabalhador, desenvolvimento tecnológico e gestão integrada.

O segundo setor estratégico é a área industrial, onde serão localizadas as indústrias que quiserem se instalar no Pólo de acordo com a concepção de instalação de um cluster. O próximo setor, de serviços, vai abrigar toda a parte de logística do pólo, além dos equipamentos de segurança, sendo dividido em Centro de Apoio Tecnológico e Segurança das Pessoas e das Empresas. O quarto setor estratégico é o comercial, com área fora das instalações do pólo, voltada para as demandas das indústrias instaladas no complexo, como, por exemplo, lojas de ferramentas e de acessórios.