Prefeito participa da abertura oficial da Nutec

01/12/2005 17:10:02 - Jornalista: Catarina Brust

A Nutec Treinamentos em Segurança – uma empresa da Divisão Global Safety da Falck S/A - investiu mais de U$ 6 milhões em Macaé para instalar sua unidade, que foi inaugurada nesta quarta-feira (30), no bairro do Novo Cavaleiros. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, o cônsul britânico, Paul Yaghmourian e o dinamarquês, Christen Krogh e o vice-presidente do grupo Falck-Nutec, Jens Hjother, participaram do evento.

A Nutec Macaé se instalou no Brasil para oferecer treinamentos de segurança para o mercado brasileiro offshore, marítimo, onshore e industrial. Com 25 mil m2, esse Centro de Treinamento possui uma piscina especial (de 3 milhões de litros d’água) com máquina de ondas, simuladores de vento e chuva, e um avançado módulo de HUET. Em Rio das Ostras, em parceria com a HSE Training, a Nutec mantém uma unidade com 21 mil m2 para treinamento com fogo.

- A instalação da Nutec em Macaé reforça a necessidade de estarmos fazendo parcerias para investir em qualificação da mão-de-obra. Vamos participar de uma reunião essa semana com um grupo do Reino Unido para viabilizarmos também a instalação de um Centro de Treinamento em Macaé para podermos oferecer à nossa população uma melhor qualificação – declarou o prefeito de Macaé.

Riverton explicou que a administração municipal está aberta a parcerias, através da secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia (Semic). “Macaé já tem 200 empresas cadastradas para o Pólo Industrial. Estamos também construindo o Complexo Universitário numa área de 95 mil m2 aonde vão se instalar unidades da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das particulares Unigranrio e Estácio de Sá. Investir em qualificação profissional é uma das prioridades do nosso governo”, esclareceu o prefeito.

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, explicou que a vinda da Falck para Macaé não é só uma opção de treinamento de alta qualidade técnica, mas também incorpora ao mercado brasileiro um apoio de novas tecnologias que vai viabilizar o sucesso do desenvolvimento com maior rapidez. “Macaé é um pólo de desenvolvimento para a região, o estado e o país”, disse.

Jens Hjother explicou que o grupo Falck foi fundado há quase cem anos, em 1906, e possui atualmente quase 11 mil funcionários. “Nossa missão é trabalhar em situação de emergência. Temos larga experiência com grandes clientes como a Shell, Petrobras e Exxon e nossos cursos têm certificado internacionalmente reconhecidos pela Opito, Olf Nogepa e STCN”, informou. O Centro de Treinamento de Macaé tem capacidade de treinamento para 11 mil pessoas por mês.

O cônsul dinamarquês e o britânico ressaltaram a importância das relações entre os países e o Brasil. “Penso que a Falck tem vários motivos para se instalar em Macaé, isso é um benefício não só para a comunidade como também para toda Macaé”, disse o dinamarquês Christen Krogh. Já Paul Yaghmourian, que representou o governo britânico na inauguração da Nutec, falou sobre o projeto do Centro de Treinamento do governo municipal que as entidades britânicas querem apoiar. “Eu atuo como facilitador entre o governo de Macaé e as empresas britânicas interessadas em trabalhar junto com a prefeitura. O projeto de governo do Centro de Treinamento para capacitar mão de obra para a indústria petrolífera tem nosso apoio”, ressaltou.

Em seguida, foram feitas simulações de acidentes na piscina e apresentação de escapes de helicópteros e simulação de situação de fogo em baleeira. O Centro de Treinamento de Macaé oferece cursos básicos de segurança no trabalho, q eu inclui o curso de salvatagem, básico de segurança industrial, HUET/ALPH (agente de lançamento e pouso de helicóptero), etc.