Prefeito recebe Medalha da Amizade da Polícia Civil

25/05/2016 17:42:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Mauricio Porão

Solenidade aconteceu na Cidade da Polícia Civil

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, recebeu, nesta quarta-feira (25), a "Medalha da Amizade" concedida pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento foi entregue pelo diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), Renato Chernicharo. O objetivo foi homenagear 18 autoridades civis e militares que prestaram serviços relevantes à instituição.

A solenidade aconteceu na Cidade da Polícia Civil (Cidpol), no Rio de Janeiro, e faz parte das comemorações dos 208 anos da instituição. Também participaram do evento, o chefe da Polícia Civil/RJ, Fernando Veloso; subchefe operacional, Fernando Albuquerque; subchefe administrativo, Elizabeth Cayres.

- Além da proximidade e parceria que sempre buscamos com as instituições de segurança pública estadual e federal, a proposta de Macaé é tornar-se cidade da polícia. O projeto já está pronto e será licitado ainda este ano. As instalações, que primeiramente irão contemplar a Delegacia de Homicídios, serão na Linha Verde numa área aproximada de 4,5 mil metros quadrados. A ideia é que a sede também incorpore os serviços de academia de polícia, atendendo de Cabo Frio a Campos - afirmou o prefeito.

Segundo Dr. Aluízio, o município entregará, no dia 17 de junho, a nova sede da Polícia Federal, na Avenida Gastão Henrique Schuler. "Macaé passa a ser uma região que concentra diversos órgãos de segurança pública. Teremos aqui um grande polo de conhecimento de combate ao crime", acrescenta.

Delegacia de Homicídios - A primeira Delegacia de Homicídios (DH) do interior do Estado do Rio de Janeiro atenderá as regiões Norte Fluminense e dos Lagos, onde vivem cerca de 1,5 milhão de pessoas. Macaé foi escolhida pela proximidade com municípios como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio, o que facilitará o trabalho dos policiais, técnicos e peritos da Delegacia de Homicídios quando esta for implantada.

A unidade, fruto da parceria entre a prefeitura e o governo do estado, terá três andares: o primeiro andar será direcionado à perícia, o segundo para investigação e o terceiro para acomodações dos funcionários. O projeto da DH também ajudará a desonerar a 123° DP de Macaé, que poderá atender melhor ao cidadão. A prefeitura será responsável pela construção da unidade e o governo do estado pela equipe técnica que irá atuar na unidade.


Fotos Relacionadas