Prefeito Riverton Mussi anuncia pólo Universitário

21/02/2005 18:03:26 - Jornalista:

O Prefeito Riverton Mussi durante à Aula Magna que a Funemac (Fundação Educacional de Macaé) proporcionou aos alunos do Curso de Sistemas de Informação da FeMASS, Faculdade Miguel Ângelo Silva Santos, no auditório do SESI, sexta-feira,(18/02), às 19hs, anunciou o Pólo Universitário de Macaé.

O Prefeito, Riverton Mussi, falou sobre os encontros com reitores de universidades públicas. “Nesses primeiros 45 dias de governo, conversei com quatro reitores, porque quero Macaé um pólo universitário. O primeiro passo é a criação da Universidade Municipal de Macaé, projeto já enviado à Câmara Municipal. Com a aprovação, assinaremos, dia 18 de março, o contrato com a empresa que construirá os sete prédios. Não quero investir em faculdades de outros municípios. Quero o ensino superior gratuito em Macaé. A Prefeitura já solicitou à Funemac a redução das mensalidades dos cursos para 50% dos valores atuais, até tornarmos o ensino gratuito. A Prefeitura vai custear ainda o estudo aos funcionários”, afirmou.

Com relação à conversa com o reitor da UFF, o prefeito disse que argumentou que seu objetivo é que a universidade venha de vez com o Pólo Universitário e não através de convênio, o que é caro para o município. Da conversa com o reitor da UENF, Riverton adiantou que prosseguem os entendimentos para trazer o curso de Medicina para Macaé. “Temos hospital de primeira grandeza, que nos capacita para isso. Vamos iniciar com o curso de pós-graduação em Medicina, com investimento na ordem de 1 milhão e duzentos mil reais. Prevemos chegar ao curso de graduação já no ano que vem”. Ao reitor da Universidade Rural, o prefeito participou que a Prefeitura já adquiriu a área e vai construir uma Escola Técnica, em Córrego do Ouro, obtendo dele resposta positiva quanto à participação de sua universidade.

Com o reitor da UFRJ, ficou acertado que, através do Nupem (Núcleo de Pesquisas do Município) será instalado um curso superior de Biologia com vestibular no fim do ano. Além disso, deverá ser criado um campus avançado, para oferecer diversos cursos a Macaé. Para isso, foi liberada à UFRJ uma área de 100 mil metros quadrados. “Recebemos toda a equipe da UFRJ para fazer essa parceria, e não um convênio, justamente para que não acabe com a mudança de prefeito”, ressaltou Riverton Mussi.