Prefeito sugere criação de Federação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo

14/03/2005 18:04:15 - Jornalista:

Em reunião da Ompetro, Riverton propôs criação de Federação para defender interesses dos municípios produtores. Primeira reunião para a criação da entidade será durante a Feira Brasil Offshore, em junho.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), propôs nesta segunda-feira, em São João da Barra, a criação do Federação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo. A idéia foi lançada durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), que elegeu o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames (PMDB), como novo presidente. Riverton Mussi defendeu a criação da Federação para unir forças contra a aprovação da emenda do deputado federal Mauro Passos (PT-SC), que quer dividir os royalties do petróleo de maneira igual entre todos os municípios do país, produtores ou não.
“Cerca de 800 municípios do país recebem royalties do petróleo. Desses, apenas 10% são produtores. Não é justo que nós, que produzimos o óleo e que sofremos o maior ônus com a indústria do petróleo recebermos o mesmo que os outros municípios”, disse o prefeito, afirmando que a criação de uma Federação Nacional dos Municípios Produtores daria ainda mais forças para a luta contra a emenda do deputado catarinense.
Riverton Mussi já marcou o primeiro encontro para a criação da Federação em junho em Macaé, quando será realizada a terceira edição da Feira Brasil Offshore, evento que vai reunir empresas de mais de 50 países. A idéia da Federação foi bem aceita pelos outros membros da Ompetro, entidade que reúne dez municípios do interior do estado.

Prefeito apóia privatização da BR-101

Durante a reunião da Ompetro, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica médica, Luiz Sérgio Souza, pediu aos prefeitos apoio para cobrar do Governo Federal agilidade nas obras de duplicação e reforma da BR-101, especialmente no trecho de Campos a Itaboraí. “Esta rodovia já virou caso de saúde pública. De 2002 a dezembro de 2004, foram registrados 3.978 acidentes, com 415 mortes”, comentou o presidente da Sociedade.
De acordo com ele, o trecho entre Campos e Macaé, desenhado há mais de 40 anos, apesar de ter o menor número de acidentes, registra o maior número de mortes por ser o mais perigoso. Junto com outras 60 entidades da região, ele vai promover no próximo dia seis de abril, na BR-101, na altura do Shopping Estrada, em Campos, ato ecumênico em protesto contra as más condições da estrada. O prefeito de Macaé, que vai participar do movimento, ofereceu também apoio político para cobrar as obras.