Prefeitura abre canal extravasor por medida de urgência

09/09/2005 17:40:03 - Jornalista: Marilene Carvalho

O inverno atípico na região com precipitações de chuvas acima da média, trouxe problemas mais uma vez aos moradores dos bairros localizados no entorno da Lagoa de Imboassica. Visando minimizar a situação, a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) promoveu como medida de urgência, na manhã desta sexta-feira (09), a abertura do canal extravasor que desemboca na praia das Pedrinhas. A operação foi autorizada pela Serla e acompanhada por agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras.

“Entendemos que abertura do canal extravasor não é a melhor solução para a lagoa”, diz o coordenador da operação, o biólogo da Semma, Guilherme Barreto Sardenberg. No entanto, ele ressalta que apesar disso a medida precisou ser tomada por uma questão de saúde pública. “Quando o nível da lagoa fica muito elevado o lençol freático aflora, provocando transbordamentos nos bueiros e nas galerias de águas pluviais, além de refluxo nas instalações sanitárias das residências”, explica. A previsão para o fechamento do canal é daqui a uma semana.

Na visão técnica da Secretaria de Meio Ambiente, a abertura do canal extravasor proporciona apenas a retirada superficial da água, deixando que o esgotamento sanitário das moradias continue se acumulando ao lodo que fica no fundo da lagoa. Em busca de uma maneira de melhorar as condições de vida da lagoa, a Secretaria está estudando com os órgãos ambientais a abertura da barra no final deste ano. “A abertura da barra vai possibilitar a troca de maior quantidade de água suja por água limpa do mar, facilitando a entrada de alevinos e a renovação da vida da lagoa”, afirma o biólogo da Semma.

A solução definitiva para o problema, entretanto, acontecerá somente após a construção das estações de tratamento de esgoto anunciadas pelo secretário de Meio Ambiente de Macaé, Fernando Marcelo Tavares, para o ano que vem. Uma delas será construída na Fazenda Mutum para atender o bairro Mirante da Lagoa e as empresas instaladas ao redor da fazenda. A outra será localizada próximo ao principal acesso da lagoa, favorecendo os moradores dos bairros Vivendas da Lagoa e Morada das Garças.

A Secretaria de Meio Ambiente faz ainda um alerta para a proibição da pesca predatória no local. “Não será permitida de forma alguma a captura de peixes com a utilização de rede de malha fina”, avisa Sardenberg, mencionando que a abertura do canal extravasor foi comunicada também à Feema e à Capitania dos Portos, além do Consórcio MRA-5, Ibama e Batalhão Florestal.