Prefeitura amplia acessibilidade às informações

08/08/2017 11:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Márcio Borges

Minuto Macaé, da Secretaria de Comunicação, agora tem legenda para deficiente auditivo

A fim de permitir que deficientes auditivos tenham acesso às informações audiovisuais da Prefeitura de Macaé, todo conteúdo jornalístico dos meios oficiais (portal e redes sociais) conta com mecanismos de acessibilidade. Nesta segunda-feira (7), por exemplo, o projeto Minuto Macaé foi contemplado com legendas. E a novidade foi resposta à sugestão de um seguidor da rede social, o que demonstra a importância da interação social entre o poder público e a população.

A informação é da Secretária de Comunicação, Luciene Rangel. "Também como um mecanismo que contribui para a transparência das ações divulgadas, os recursos de acessibilidade estão presentes no site da prefeitura desde 2013, atendendo às necessidades das pessoas que apresentam deficiência visual total e parcial", lembrou.

Para acessar as matérias do site, o usuário deve baixar leitores de tela, como o programa DOSVOX, que transmitem a leitura dos textos e descrições das imagens. O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O vendedor Ricardo Lyrio e a esposa Maria Carla Lyrio encaminharam mensagem para o facebook oficial da prefeitura e propuseram que o conteúdo do Minuto Macaé atendesse ao público com deficiência auditiva. "Minha esposa é professora, já fez curso de libras e tem um olhar mais sensível para essas questões. Ficamos muito felizes em ter nossa solicitação atendida", frisou.

Acessibilidade

O site oficial da Prefeitura de Macaé, acessando pelo link http://www.macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/acessibilidade , canto superior direito da página, é possível visualizar as orientações para acessibilidade, como a instalação do software DOSVOX.

Outras ações que permitem melhor navegação no portal da Prefeitura de Macaé são as opções de aplicação de contraste e variação de tamanho da fonte. A primeira opção altera as cores da página para oferecer maior contraste, principalmente entre os elementos texto e fundo, o que torna a leitura mais fácil. Além deste recurso visual, há também a possibilidade de aumentar ou diminuir as fontes utilizadas. Fontes grandes são ideais para pessoas com certo nível de deficiência visual.

O site já oferece mecanismos de acessibilidade desde 2013 e agora o Facebook oficial, na modalidade vídeos, fortalece o compromisso de remover barreiras de comunicação e promover interação que muitas pessoas encontram no mundo físico. Por isso, nossa missão é proporcionar uma experiência de acesso inclusora.


Fotos Relacionadas