Prefeitura apresenta projeto da Universidade Municipal

16/03/2005 17:49:34 - Jornalista:

O prefeito Riverton Mussi apresenta, na próxima sexta-feira, 18 de março, às 15 hs, no Centro de Convenções, o projeto institucional da Universidade Municipal de Macaé e do Complexo Universitário da cidade. Na solenidade, o prefeito vai assinar contrato e ordem de serviço com a empresa vencedora da licitação para a construção dos dois primeiros módulos onde vai funcionar a Universidade. O lançamento da pedra fundamental será de forma virtual, com apresentação de maquete animada. A previsão do cronograma da obra marca oito meses para sua conclusão. O evento contará com a presença de autoridades do Conselho Federal de Educação, do Conselho Estadual de Educação, do secretário de Estado de Educação, e prefeitos e políticos de municípios fluminenses.

Além da maquete virtual animada, estará em exposição no local uma maquete física. Será feita também a apresentação do projeto institucional da Universidade Municipal, com toda sua estrutura organizacional. O local escolhido para sua instalação foi a Linha Verde. O prédio destinado ao ensino terá três pisos ligados por rampas e abrigará 30 salas de aulas, onde funcionarão os cursos próprios da FUNEMAC e os cursos conveniados - Sistemas de Informação, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Normal Superior.

Segundo informou o presidente da FUNEMAC, Jorge Aziz, o corpo docente será formado através de concurso público. O ingresso na Universidade Municipal será através de exame vestibular, em princípio realizado anualmente. Caso haja demanda de interessados e mercado para absorção da mão de obra, poderão ser realizados dois vestibulares por ano. Os cursos serão criados a partir dos resultados do PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional, que inclui pesquisa de mercado.

Jorge Aziz fala dos novos cursos programados. “Vamos lançar em abril deste ano 15 cursos de pós-graduação em convênio com a UCAM – Universidade Cândido Mendes. Os cursos vão cobrir seis áreas do conhecimento: Educação, Direito, Meio Ambiente, Administração Pública, Comunicação Social e Sistema de Informática, Filosofia e Humanidades e Engenharia”, anunciou.