Prefeitura celebra Semana da Enfermagem

16/05/2018 18:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Atualmente 270 profissionais de enfermagem atuam na rede municipal de saúde, em 70 dispositivos da Atenção Básica

Em comemoração à Semana da Enfermagem, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da coordenação de Enfermagem, realizou na tarde desta quarta-feira (16) um evento em homenagem aos profissionais que atuam na rede do município. Na oportunidade foram apresentados o balanço de atividades de 2017 e as metas para este ano.

De acordo com a coordenadora municipal de Enfermagem, Carla Corga, o evento foi pensado para agradecer o empenho de toda equipe. "Somos poucos, mas fazemos a diferença no cuidado da população", disse.

Há 26 anos atuando na prefeitura, a enfermeira Maria Nazaré Pinheiro ressalta que sem a enfermagem, a engrenagem da saúde não funciona. Seu primeiro local de trabalho foi o pronto-socorro municipal e hoje está no Programa DST/Aids. "O enfermeiro é importante em todas as áreas da saúde, seja no planejamento, orientação, prevenção, cuidado, coleta de exames, entre outras", falou.

Atualmente 270 profissionais de enfermagem atuam na rede municipal de saúde, em 70 dispositivos da Atenção Básica. Em 2017, 326.650 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos foram imunizadas. No total, 38 mil consultas de enfermagem realizadas pelos 83 enfermeiros atuantes na Atenção Básica, 26 mil curativos e 27 mil preventivos.

Para Carla, o desafio para este ano é melhorar a porta de entrada do sistema, através do acolhimento e a integração da rede de assistência. Outra meta é a otimização da referência e contrarreferência da saúde.


Fotos Relacionadas