Prefeitura começa instalar governo eletrônico pela Educação

06/06/2005 10:52:50 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Prefeitura de Macaé começou na última sexta-feira, dia 03, a instalação de novas políticas tecnológicas do novo governo na rede municipal de educação, executadas pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC), em parceria com o Instituto Macaense de Tecnologia (INMTEC).

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o presidente do INMTEC, Wlademir da Rocha Damaso e o assessor da secretaria de Educação, Marlon Miranda, como também, o conselheiro do INMTEC, Renato Fernandes e o analista de sistema da SECTEC, Eduardo Azevedo estiveram reunidos para fazer um levantamento e definir quais as necessidades mais urgentes estabelecidas pela secretaria de Educação.

“Essas políticas visam otimizar os recursos administrativos da secretaria de Educação”, explicou Jordan. Nesta primeira etapa, os representantes do INMTEC foram analisar as reais necessidades para elaboração de medidas futuras, visando a implementação do projeto maior, que é a instalação do governo eletrônico.

O INMTEC é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, e tem como principais metas o desenvolvimento sustentável com base na indústria de tecnologia, fortalecimento da cultura e a redução dos índices de exclusão digital no país, com participação popular no processo de tomada de decisão.

O secretário de Ciência e Tecnologia informou que o município recentemente contratou links dedicados à Internet de banda larga, que estão sendo distribuído para toda a administração municipal. “A interligação de todas as secretarias está prevista para meados de julho, através de uma Intranet com acesso a Internet, disponibilizada pelo próprio governo municipal”.

Ficou acertada para a próxima semana nova reunião entre os representantes das três instituições com a finalidade de otimizar ao máximo o processo de implementação do sistema a fim de integrar toda a administração da secretaria de Educação.Existem hoje aproximadamente cerca de 135 pontos de educação como escolas e creches que abrigam cerca de 45 mil alunos. “O governo pretende, através da inclusão digital, realizar a inclusão social”, garante Jordan.