Prefeitura conclui ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia

17/02/2017 16:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ilustração

Vagas foram realocadas nas ruas próximas

O trecho da ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia, que tem aproximadamente um quilômetro ao longo do trecho entre a Praça Washington Luiz e a Igreja Nossa Senhora de Fátima, foi totalmente concluído. A sinalização vertical e horizontal, pintura e divisão da ciclofaixa na via foi executada ao longo dessa semana pela Secretaria de Mobilidade Urbana. O objetivo do programa é incentivar a população a praticar o uso de bicicletas para o trabalho e lazer.

A secretaria teve atenção especial com as transferências das vagas de PNE (Portador de Necessidades Especiais), carga e descarga e idoso que, somadas, tinham 17 vagas ao longo do trecho da Rua Teixeira de Gouveia. Todas essas vagas foram transferidas para as Ruas Conde de Araruama, Marechal de Deodoro, Sete de Setembro, Euzébio de Queiroz, Silva Jardim, Manoel Braga e Abreu Lima.

O incentivo ao uso da bicicleta como modal de transporte funcional na cidade é uma das marcas desta gestão. "Queremos avançar, procurando criar meios para harmonizar a convivência nas vias entre os veículos e os pedestres e fazer com que o trânsito se torne mais seguro para todos", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Estacionamento Teixeira de Gouveia

Os condutores poderão estacionar ao longo da Rua Teixeira de Gouveia, do lado direito, de segunda a sexta, no horário das 20h as 06h, e nos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.

Sistema Cicloviário de Macaé

O Sistema Cicloviário de Macaé foi discutido por por um Grupo de Trabalho, do qual fizeram parte representantes das secretaria de Mobilidade Urbana, de Ambiente e de Obras; da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur); da Câmara Permanente de Gestão (CPG); do Controle Interno; da Federação de Ciclismo do Estado do Rio (Fecierj) e de usuários de bicicleta de Macaé, incluindo integrantes do coletivo Mais Ciclovias e do grupo Macaé Pedal, além do vereador Luciano Diniz, representando a Câmara Municipal.

Depois de quase um ano e de mais de 30 reuniões na Secretaria de Mobilidade para discutir e elaborar o plano cicloviário para Macaé, o plano foi aprovado em Audiência Pública no dia 14 de maio de 2015 para ser incluído no Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.

O Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 15 rotas cicláveis que somam 73 km no total, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer (rotas turísticas) e de serviço (para circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo). Estas rotas estão previstas para ligar Macaé desde a zona norte até a zona sul.

Atualmente, são quase 30 km de vias cicláveis, entre ciclovias, ciclofaixas e rotas compartilhadas. Entre os locais que possuem espaços voltados aos ciclistas estão a Linha Verde; a Rodovia Amaral Peixoto (entre Cancela Preta e Bairro da Glória); a Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha); a Avenida Atlântica (Praia dos Cavaleiros); a orla da Praia do Pecado com a Avenida José Passos de Souza Júnior (Morada das Garças); a Avenida Hildebrando Alves Barbosa (Estrada da Infraero – Barra/Parque Aeroporto/Ajuda de Cima); as ruas Tancredo Neves, Irmã Ângela Puerari e Joaquim Rosa (Parque Aeroporto); e a Rodovia Amaral Peixoto (entre Pecado e Cavaleiros).

Outros locais com vias cicláveis são a Rua da Igualdade (entre a orla da Praia da Imbetiba, Praia do Forte e Centro); a Rua Augusto de Carvalho (entre a Rua da Igualdade e a Praia do Forte); a Avenida Elias Agostinho (Imbetiba); a Avenida Agenor Caldas (Imbetiba); a Avenida Papa João XXIII (Centro); a Rua Itaipu (Lagoa); a Rua Valparaíso (entre a orla dos Cavaleiros e a Avenida Nossa Senhora da Glória) e o canteiro central da Avenida dos Bandeirantes, no Lagomar.

Clique na imagem para ampliá-la.





Fotos Relacionadas