Prefeitura continua cadastrando famílias vítimas do vendaval

22/06/2005 14:49:30 - Jornalista: Sonia Braga

Desde as oito horas da manhã desta quarta-feira (22) que as equipes da secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário e da Fundação de Ação Social chegaram ao Clube dos 40 para atender as famílias que tiveram suas casas avariadas ou derrubadas pelo vendaval que abateu os bairros Aeroporto, São José do Barreto e Lagomar no início da noite de segunda.

O secretário de Promoção Social, Valdeci Brandão e o presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, estiveram presentes, organizando as equipes e orientando os moradores para que retornassem às suas casas para receberem as assistentes sociais para o cadastramento.

No levantamento feito durante a terça-feira (21), foram confirmadas, segundo a Defesa Civil, 53 casas completamente destruídas no Lagomar, 20 casas na localidade de Águas Maravilhosas e cinco na Piracema. O bairro mais atingido foi o Lagomar, com 164 casas destelhadas. Foi apurado ainda que 520 pessoas estão desalojadas e 25 desabrigadas. Os desabrigados foram levados para abrigos da prefeitura, conforme determinação do prefeito Ríverton Mussi. Logo que soube dos resultados das pesquisas, o prefeito enviou ao Clube dos 40 sessenta funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, bem como madeirames e telhas para dar início ao serviço de reparo, o que resolve dois terços do problema. Ainda durante a manhã, as pessoas cadastradas receberam cestas básicas, água potável e agasalhos.

A população macaense, solidária com a situação dos desabrigados, está fazendo doações de agasalhos, cobertores e alimento, bem como algumas empresas instaladas no município. Por conta disso, foram montados cinco postos de arrecadação; um na Praça Doralice Freitas, atrás do colégio Zelita Rocha (Administração Regional), no Aeroporto, no Clube dos 40, no Lagomar, no Clube Ipiranga e na Fundação de Ação Social e Secretaria de Promoção Social, ou ainda pelos telefones: (22) 2759-0983 ou (22) 2772-4090.