Prefeitura convoca 56 adolescentes para o Nova Vida

15/02/2017 11:38:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Nova Vida ensina o adolescente prática de trabalho em diversas atividades

A Prefeitura de Macaé está convocando 56 adolescentes para integrarem o Programa Nova Vida, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Atualmente, são 94 participantes e o número subirá para 150 meninos e meninas.

Os convocados deverão apresentar-se nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde fizeram as suas inscrições, na segunda-feira (20), entre 9 horas e 16 horas.

Segundo edital publicado no site da prefeitura, deverão estar munidos, durante a apresentação, de original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de renda familiar, contrato de trabalho, CTPS e contracheque do responsável, extrato de benefício socioassistencial da família e declaração escolar atualizada.

O coordenador do Programa Nova Vida, o pedagogo Douglas Fontes, explicou que em junho de 2016 houve a segunda prova do segundo processo seletivo, ocorrendo a primeira chamada no final de 2016 de 23 adolescentes. "Esta de agora é a segunda chamada daquelas provas", explica.

- O primeiro passo foram as inscrições nos Cras, o segundo a realização das provas e o terceiro a entrevista social, a qual se dará após a convocação. Esta tem caráter eliminatório conforme o edital 01/2016 - detalhou.

Programa Nova Vida

O Programa Nova Vida destina-se a jovens de 14 a 17 anos e 11 meses. No contraturno da escola, eles têm a oportunidade de desenvolver trabalhos educativos nos setores da prefeitura e em órgãos federais. O programa existe desde o ano de 1991.

Seu lema é "Incluir para Capacitar". O jovem recebe meio salário mínimo e só atua em áreas administrativas. "O Nova Vida é um programa e não um projeto, tem como base a Lei Municipal 2606/2005, é exclusivamente municipal, custeado unicamente pela Prefeitura de Macaé", pontua Douglas.

Tem parceria com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que oferece programa de desenvolvimento pessoal; com a Faculdade Salesiana, responsável por capacitações mensais em diversas áreas; orientações vocacionais com psicólogas voluntárias, além de parceria com a Secretaria de Educação, que proporciona aos adolescentes cursos de informática e com os Cras.