Prefeitura de Macaé abre campanha de vacinação contra aftosa e raiva bovina

01/03/2005 16:23:04 - Jornalista:

A abertura da campanha de vacinação aconteceu, ás 10h, no Curral Comunitário do Imburo, e foi acompanhada pelo secretário, Chico Machado, que aplicou a primeira dose da vacina em alguns animais.

A Prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaga), deu início hoje, 01/03, às 10hs, a campanha de vacinação contra a febre aftosa e a raiva bovina. A vacinação aconteceu, no Curral Comunitário do Imburo, e foi acompanhada pelo secretário, Chico Machado, que aplicou a primeira dose da vacina em alguns animais.

“O rebanho macaense chega a 90 mil cabeças, mas a prefeitura, através da Semaga, assumiu o compromisso de vacinar, até 31 de março, último dia da campanha, somente os animais dos pequenos produtores do município, atendendo, até 40 cabeças, chegando a um total de 25 mil animais”, ressaltou o secretário.

Enquanto a campanha da aftosa é nacional, sob a fiscalização das secretarias de Estado de Agricultura, a vacinação contra a raiva bovina acontece em Macaé, por determinação do prefeito Riverton Mussi.

O produtor de gado leiteiro,Paulo José Neves, falou das vantagens de ser assistido por técnicos do governo municipal “O pequeno produtor, geralmente, não sabe vacinar. Os veterinários da secretaria de Agricultura dão a assistência correta e a tarefa fica mais fácil. Também gostei da idéia de vacinar os animais contra a raiva, porque essa doença é uma das que mais matam o gado no município”, assinalou Neves

A Semaga dispõe de oito equipes (16 veterinários) para vacinação em aproximadamente 800 pequenas propriedades. O médico veterinário Alexandre Augusto informou que “a aftosa é de rápida contaminação e dá total prejuízo ao criador. O animal contaminado tem que ser sacrificado”. Já outro médico veterinário da secretaria, José Carlos Chagas, alertou para o efeito mortal da raiva, que “pode contaminar o homem, especialmente o tratador, através da pele em contato com a saliva do animal doente. A raiva mata”, enfatizou.

Os produtores que não vacinarem seus animais contra a febre aftosa entre 1º e 31 de março serão penalizados, segundo a lei federal que determina a vacinação.