Prefeitura de Macaé e Viva-Rio unidas para previnir violência em Macaé

28/02/2005 20:05:40 - Jornalista:

O diretor da ONG Viva-Rio, Rubem César, foi recebido hoje (28/2) pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi. Ele apresentou plano de ação para reduzir e prevenir a violência implantado em Resende, Barra Mansa, e Niterói.

O diretor da ONG Viva-Rio, Rubem César, foi recebido hoje (28/2) pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e pelos presidentes da Guarda Municipal, Antônio Franco, e do Fundec, Jorge Tavares Siqueira. Na reunião, Rubem César apresentou um plano de ação para reduzir e prevenir a violência, elaborado e implantado com sucesso em Resende, Barra Mansa, Piraí e Niterói. O plano prevê a integração das polícias civil, militar, federal, guarda municipal e justiça, trabalhando em conjunto com os grupos expostos à violência. Riverton gostou do plano e disse, que seu governo busca a integração com todos os representantes da ordem pública em Macaé.

O crescimento da violência, nos últimos anos, no Brasil levou o governo federal a investir mais na prevenção da criminalidade, com a criação pelo Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional de Segurança Pública(Senasp), destinando para isso um Fundo Nacional de Segurança Pública. “Para acessar esse Fundo é necessário que o município crie um plano de ação para a redução e a prevenção da violência. O plano tem basicamente dois lados: a ordem pública e a prevenção”, explicou Rubem César. O plano inclui reuniões semanais com representantes das polícias, justiça e guarda municipal, formando um gabinete integrado de ordem pública. Segundo o diretor do Viva-Rio, o prefeito, Riverton Mussi, seria a figura central, com capacidade para reunir todos, em busca de somar ações para integrar à ordem pública.

O prefeito de Macaé explicou ao diretor do Viva-Rio que desde sua posse está oferecendo total cooperação aos órgãos de segurança pública. “Queremos parceria, mas esbarramos em problemas políticos. Não pode ter política na segurança, na saúde e na educação”, frisou Riverton. Ele acrescentou ainda que já têm vários projetos para conter a violência. Identificar os carros que entram na cidade, fiscalizar ônibus, instalar cinco portais no município e aumentar o número de câmeras na cidade (são 14 atualmente que fiscalizam apenas o trânsito), são alguns dos projetos do prefeito de Macaé.

O presidente da guarda municipal, Antônio Franco definiu como muito bom o projeto do Viva Rio. Segundo ele, o plano de ação vai trazer tranqüilidade para o povo, e com a credibilidade e a experiência que o Viva Rio já possui, poderá auxiliar na implantação do plano de ação para a redução da violência no município.

O Viva-Rio nasceu, há 11 anos, como um movimento da sociedade civil do Rio de Janeiro contra a violência. Hoje a Ong trabalha a nível nacional e internacional. O projeto visa juntar as duas pontas dos grupos mais expostos à violência: os órgãos de segurança pública e os jovens. O programa inclui capacitação dos jovens, com cursos que objetivam a geração de renda.