Prefeitura de Macaé implementa ações para qualificação profissional

22/06/2005 14:50:41 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, está implementando várias ações para que a cidade continue a se desenvolver sem depender apenas da indústria offshore. Entre elas estão a qualificação da mão-de-obra local e a consolidação do Pólo Industrial.

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel argumentou que as ações fazem parte de uma engrenagem articulada pelo governo, sociedade e setor privado. “Cada setor tem um papel claro nesse processo. As empresas não estão sozinhas. O governo está realizando um planejamento com diretrizes claras em resposta aos anseios da sociedade”, disse.

De acordo com Gurgel, o governo tem um foco voltado para o social e a Secretaria de Indústria e Comércio é o elo com o setor econômico. “Temos estimulado internamente um movimento envolvendo as secretarias temáticas e demais órgãos da administração indireta, com o intuito de apresentar um cronograma de ações entre governo, empresa e sociedade”, declarou.

O secretário informou que o governo começa a implementar, também, ações importantes na área de educação para viabilizar este conceito. Experiências em outros países comprovam que sem educação não há possibilidade de dividir os benefícios do desenvolvimento econômico com a maioria da população. “É na qualificação da mão-de-obra que devem ser focados os esforços das empresas em participar do amadurecimento da sociedade em relação à idéia do conceito do Pólo Industrial, para melhor aproveitamento do nosso crescimento atual”, acredita.

As empresas podem informar à Secretaria de Indústria e Comércio sobre suas necessidades para que o governo e instituições, na visão de Gurgel, possam planejar uma forma de atuação integrada de qualificação profissional para as diversas oportunidades da cadeia produtiva de petróleo e gás. “Isso vai nos dar a possibilidade de gerar emprego e renda para nossa sociedade”, finalizou.