Prefeitura de Macaé intensifica ações no combate a dengue

10/01/2005 15:13:57 - Jornalista:

A Prefeitura de Macaé, através da Divisão de Saúde Coletiva, intensificou o combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, para evitar que a população venha a ser atingida. O combate ao mosquito vem sendo intensificado desde 1997, com campanhas de erradicação e metas para o controle da proliferação de focos.
Com o objetivo de reduzir de forma significativa a infestação de mosquitos no município e visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades que sofrem com os problemas causados por esse transmissor, o mutirão conta com a participação de agentes de saúde e homens da limpeza pública que atuam na manutenção do canal Macaé-Campos, terrenos, valões das principais ruas.
De acordo com a gerente de zoonoses, médica Maria Cristina Pereira Carvalho, o município está coberto pelos agentes de controle de endemia, que atuam nas zonas setorizadas em ciclos bimestrais e tratamento em pontos estratégicos, como borracharias, empresas off shore e cemitérios.
- Os casos de dengue baixaram significativamente no município. Em 2003, foram notificados 419 casos e desses, 214 foram confirmados. Já em 2004, foram notificados 22 casos e somente cinco confirmados. Quando registramos 1% de casos confirmados, os agentes retornam a localidade em sistema de mutirão e efetuam a limpeza e colocação de veneno específico. Esperamos que nesse verão, com os trabalhos intensificados, possamos zerar os casos de confirmação, disse.
Segundo a médica, ainda é cedo para se falar em erradicação, pois os mosquitos só aparecem durante o verão e as fortes chuvas, naturais nessa época do ano, facilitam a proliferação do inseto. “O trabalho de combate foi intensificado e esperamos chegar até o final do verão com índice zero de casos de dengue”, finalizou.


Saiba mais

Aedes aegypti: é um mosquito escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum e pica durante o dia. Mesmo que você não vê o mosquito da dengue na água parada, ele pode estar lá, na forma de larva. E o perigo é o mesmo. Por isso, não deixe a água se acumular em lugar nenhum.
Sintomas: os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando dos 40º), dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.
Como evitar a dengue: A única maneira é não deixar o mosquito nascer. Pra isso, é preciso acabar com os criadouros (lugar onde ele nasce e se desenvolve). Por isso, nunca deixe água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, xaxim, bacias e copinhos descartáveis.
Nunca se esqueça, também, de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água. Lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Limpe as calhas e as lajes das casas, lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água uma vez por semana. Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, lata e tudo o que acumula água. E mantenha sempre o lixo fechado.
Tratamento: Quem está com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e procurar orientação médica. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, aspirina e AAS.