Prefeitura de Macaé se destaca no controle da dengue

19/05/2005 14:42:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Programa de Controle da Dengue da Prefeitura de Macaé está dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). A avaliação foi feita por equipes de consultores do órgão do governo federal e da secretaria de estado de Saúde, que estiveram esta semana no município, acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela equipe local.

Os consultores reuniram-se com o subsecretário municipal de Saúde, o médico Luiz da Penha e os coordenadores do programa. Segundo o subsecretário, no relatório feito pelos consultores do Ministério da Saúde, a cidade é uma das poucas onde há estrutura ideal de trabalho. “Eles destacaram o bom estado de conservação das viaturas, assim como a adequação dos profissionais”, disse o médico.

Conforme Luiz da Penha, outro ponto ressaltado pela equipe foi que apesar do município ter várias áreas de risco, consegue manter o índice de infestação controlado. Durante os três dias de supervisão técnica, foi verificada a parte operacional e estrutura da Divisão de Controle de Zoonoses, da Coordenação de Saúde Coletiva.

Além do subsecretário, participaram da reunião a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida de Souza, a gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, Cristina Pereira, a coordenadora de Serviços de Saúde, Liane Machey e o supervisor geral de agentes de combate a dengue, Rogério Rodrigues.