Prefeitura de Macaé vai solicitar à Feema autorização para construir matadouro

16/03/2005 11:49:23 - Jornalista:

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, está preparando toda a documentação que tornará possível a construção do matadouro regional. Com o local já aprovado pelos técnicos do Ministério da Agricultura, responsáveis pela área do estado do Rio de Janeiro, o próximo passo será o envio à Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) do pedido de autorização para construção. Em seguida, a Feema enviará técnicos para inspecionar o local, segundo as leis que protegem o ecossistema.

O local foi escolhido pelos técnicos da secretaria de Agricultura, levando em conta a legislação, conforme orientação do prefeito Riverton Mussi. De acordo com informações do secretário de Agricultura, Chico Machado, até a direção dos ventos foi observada, para evitar que qualquer odor penetre na área da indústria. O terreno para a construção está situado no km 2,5 da RJ 162, estrada Macaé-Glicério, onde serão utilizados 50 mil metros quadrados para abrigar o matadouro misto para abate de gado bovino, suíno, caprino e ovino.

A secretaria municipal de Agricultura também encaminhará documento à secretaria estadual do Meio Ambiente, colocando-a a par do projeto. O secretário Chico Machado contará, ainda, com a cooperação dos técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente, para que o projeto atenda às exigências legais, quanto à minimização do impacto ambiental. A secretaria de agricultura tomará todas as medidas que possibilitem a diminuição do tempo entre os trâmites burocráticos legais e o início das obras.