Prefeitura discute implantação de abrigo temporário

21/07/2017 15:33:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Abrigo será montado na praça Washington Luiz para acolhimento noturno das 18h às 8h

A Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (21), uma reunião no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda, para definir o local de um abrigo provisório para moradores em situação de rua. Duas tendas de 10 metros x 10 metros, uma masculina e uma feminina, começam a ser montadas neste sábado (22), na praça Washington Luiz. Também vão ser implantados banheiros químicos no local. O acolhimento será noturno das 18h às 8h a partir de terça-feira (25).

O objetivo é garantir que essas pessoas fiquem abrigadas no período de inverno. O encontro contou com a presença do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, e foi coordenada pela secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires.

O prefeito pontuou que o abrigo deverá oferecer dormitórios adequados para homens e mulheres, banheiro, local ventilado e com higiene. "Nós precisamos de um local que tenha regras e organização. Vamos precisar tanto do engajamento de vários setores do poder público, quanto da iniciativa privada e instituições para nos auxiliar nessa ação que, enfim, é uma ação de cidadania", pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, informou que as estruturas do Centro Pop e da Pousada da Cidade continuarão funcionando normalmente

- Estamos reunidos para traçar a melhor estratégia na escolha de um local apropriado para abrigar essas pessoas, principalmente nesta época de frio, ressaltou.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Luiz Monteiro, destacou que é necessário garantir tanto a segurança dos moradores em situação de rua, quanto a das pessoas que estarão trabalhando no local. A secretaria de Ordem Pública manterá uma base móvel de segurança, com monitoramento e um veículo com agentes da Guarda Ambiental, por 24 horas no local. A secretaria de Trabalho e Renda também terá uma equipe de atendimento, na praça Washington Luiz, para emissão de documentos, visando reinserção social dos moradores em situação de rua.

A Prefeitura retomou uma parceria com a Fundação Leão XIII, para auxiliar na emissão de carteiras de trabalho e de identidade para moradores em situação de rua, visando a reinserção no mercado de trabalho ou outros programas sociais do governo. A informação foi passada pela representante da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, Ivanete Pereira, durante a reunião.

O coordenador do Centro Pop, Edvaldo Santos, lembrou que, em Macaé, são 74 pessoas em situação de rua e somente três delas são aqui do município.

- De janeiro até o mês de junho, o Centro Pop atendeu 247 pessoas em situação de rua e conseguimos que 64 pessoas assistidas no local, conseguissem retornar para as suas cidades de origem, informou.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Saúde, Rede Rua, Secretaria Adjunta de Segurança Pública, Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda e Secretaria de Serviços Públicos.

Em 2016 o poder público manteve uma estrutura com igual propósito no Ypiranga durante todo o inverno.