Prefeitura distribui café e almoço para população em situação de rua

10/05/2021 15:12:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Pessoas em situação de rua voltaram a receber café da manhã, lanche e almoço distribuídos pela Prefeitura de Macaé, no Centro Pop

A Prefeitura de Macaé começou a distribuir café da manhã, kit lanche e almoço a 50 pessoas em situação de rua, a partir desta segunda-feira (10), no Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop). O cardápio é variado e conta de manhã com café com leite, suco, pão e biscoito; kit lanche com suco e biscoito; e almoço com arroz, feijão, carne, farofa, salada, suco e sobremesa. A alimentação é distribuída gratuitamente através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

A distribuição dos alimentos ocorrerá, diariamente, de segunda a sexta-feira. O café da manhã, das 8h às 8h30; e o almoço, das 11h30 às 13h e ainda levam o kit lanche. O Centro Pop funciona à Rua José Bruno e Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, no Centro da cidade, e lá a população em situação de rua também tem espaço para tomar banho, lavar roupas e recebe, ainda, o kit de higiene pessoal com sabonete, desodorante, escova e creme dentais. O banho é das 8h30 às 10h30.

Para serem atendidos, eles passam pela triagem da assistência social e precisam fazer o cadastro. Devido à pandemia, os alimentos são entregues no portão e cada um recebe antes uma senha para evitar aglomeração. Além disso, todo o material em que são servidos os alimentos é descartável, como talheres, copos e a quentinha em isopor.

O secretário Mauro Torres explicou que além da distribuição de alimentos, a secretaria oferece outros serviços a esse público. “Essas pessoas receberão o alimento diariamente para que tenham uma vida melhor. Não pensamos somente na alimentação e trabalhamos com outros projetos para elas, como a Pousada da Cidadania, para terem onde dormir, entre outros. A distribuição de alimentos acontece fruto de muito trabalho e esforço de toda a equipe”, destacou.

O coordenador do Centro Pop, o psicólogo Vítor de Souza Teófilo, e o coordenador de Média Complexidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jorge Luís da Silva Ramos, disseram que a proposta é fazer um trabalho em rede para as pessoas nesta condição de rua. Uma vez por semana já começará o corte de cabelo e barba, promovido, voluntariamente, por dois ex-alunos do Cetep. “Temos projeto para a emissão de documentos, realização de cursos e cuidados gerais da saúde dessas pessoas em parceria com as secretarias de Trabalho e Renda, Cetep e Saúde”, concluiu Jorge.


Fotos Relacionadas