Prefeitura e atletas incentivam a doação de sangue

18/06/2019 09:46:00 - Jornalista: Equipe Esportes

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Iniciativa visa conscientizar atletas e comunidade da importância da doação de sangue, especialmente durante o Inverno

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Esportes, lança a campanha Doe Sangue pelo Esporte. A iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro de Hemoterapia do município, visa conscientizar atletas e comunidade da importância da doação de sangue, especialmente durante o Inverno.

“Historicamente existe uma queda no número de doações de sangue em épocas de frio e férias. Essa campanha busca, com o apoio de atletas, clubes e federações, ampliar o alcance e disseminação de informação para fortalecer a coleta de sangue em Macaé e região nesse período”, destacou a secretária de Esportes, Andreia Freitas, acrescentando que os atletas poderão registrar com fotos ou vídeos o momento através do Instagram pela #doesanguepeloesportemacae.

A gerente de Captação de Doadores, Rosangela Murta, ressaltou que as ações de compromisso com o serviço de doação são indispensáveis para o atendimento da rede hospitalar. “É importante que ocorra mobilizações através de grupos, empresas e comunidades, essa parceria é muito importante, e a gente só tem a agradecer porque, além de colaborar com o nosso estoque, é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. As campanhas sempre são muito bem-vindas”, disse Rosângela.

"A campanha não é uma competição entre os atletas, mas sim uma maneira de ajudar quem precisa", disse o lutador de Jiu-Jitsu, do Projeto Macaé Vai à luta, Raniere Fernandes, que irá mobilizar os lutadores da cidade.

O lançamento da campanha será dia 1º de julho, no próprio banco de sangue, ao lado do Hospital São João Batista. Voluntários poderão fazer as doações de sangue no período de 7h30 às 11h.

Para doar sangue é preciso seguir alguns requisitos básicos como: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial de Identidade com foto.

“Acredito que a campanha começou na hora certa. Os jogadores e atletas do município participando e mostrando a sua solidariedade e preocupação com o próximo será muito importante”, afirma o Presidente do Serra Macaense, Rodrigo dos Santos.

"A campanha seguirá até o dia 31 de julho e, para que alcance o devido sucesso, contamos com a colaboração de todos", ressalta Andreia Freitas.