Prefeitura faz balanço de estragos do vendaval

21/06/2005 18:17:49 - Jornalista: Equipe Secom

Equipes da prefeitura e da Defesa Civil divulgaram na manhã desta quarta-feira novo levantamento sobre a situação das famílias atingidas pelo vendaval de segunda-feira. Até o momento, foram contabilizadas 53 casas totalmente destruídas no Lagomar, 20 no Águas Maravilhosas e cinco na Piracema. No Lagomar, 520 pessoas estão desalojadas, abrigadas em casas de parentes e amigos. Vinte e cinco pessoas estão em um abrigo da prefeitura.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras já começaram a providenciar caibros, ripas e telhas para a recuperar as casas destelhadas.

O Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), foi um dos locais mais danificados. Uma parte lateral da construção foi arrancada e 200 metros do muro ruíram. Um laudo emitido nesta terça-feira pela empresa responsável pela construção do Centro de Convenções informou que a estrutura de prédio está em perfeitas condições.

As escolas Anexo 4 à Escola Municipal Engenho da Praia, Escola Municipal José Calil Filho, Anexo à Escola Municipal Balneário Lagomar, Creche Escola Municipal São José do Barreto estão com as aulas suspensas já que foram parcialmente destruídas. A maioria dos alunos tiveram as casas atingidas pela rajada de ventos. As escolas municipais Engenho da Praia I, II e III, a Creche Escola Lagomar (Golfinho Sapeca) poderão servir de abrigo para as famílias desalojadas.

Na Linha Azul, um veículo perdeu o controle e caiu na depressão entre as duas pistas durante a ventania. O motorista teve ferimentos leves. As placas áreas de sinalização, out-doors e porta-focos de sinais foram virados pelo vento. Quatro árvores caíram na pista da RJ-168, próximo à Pedreira Imboassica, onde também houve queda de fios de energia elétrica, No Barreto, árvores caíram sobre as ruas.

No Pronto Socorro do Aeroporto, 17 pessoas – 14 adultos e três crianças – foram atendidas com escoriações e ferimentos leves depois do vendaval, e logo foram liberadas. No Hospital Público Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva (HPM) na segunda-feira três pessoas foram atendidas. Somente a moradora do Imburo, Maria Roseli Veloso Nunes, está internada com fratura na mão. No início da tarde desta terça-feira, uma moradora do Lagomar, que caiu quando tentava consertar o telhado de sua casa, também foi internada, mas passa bem.

No bairro Lagomar, no Módulo do Programa de Saúde da Família, a Secretaria de Saúde colocou mais dois médicos, uma ambulância e uma Kombi. A Unidade Básica de Saúde no interior do Parque de Exposições teve o telhado parcialmente danificado. Os pronto-socorros do Parque Aeroporto e o do Centro da cidade estão em alerta.