Prefeitura firma parceria com Fazenda Airis

18/08/2005 18:14:03 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé firma nesta sexta-feira, às 18h, parceria com a empresa Primmus, que vai abrir para visitação pública a coleção de móveis antigos da Fazenda Airis, na estrada Macaé-Glicério. A coleção, com cerca de 100 peças do século XIX e do início do século XX, vai ser mostrada pela primeira vez ao público em um coquetel, aberto a arquitetos, decoradores, empresários e imprensa.

De acordo com o secretário Ricardo Meireles, a fazenda tem tudo para se transformar em mais uma atração turística do município. “Nossa intenção é promover visitas guiadas à Fazenda, que tem um acervo incrível”, comentou o secretário. Entre os móveis, estão mesas, cadeiras, armários, oratórios, consoles e cômodas, a maioria feita de jacarandá por artesãos. Outros destaques da coleção são peças com detalhes em granito e mármores e um espelho de estilo veneziano, com o brasão de Dom Pedro II.

A pesquisa dos móveis foi feita pelo pesquisador Vilcson Gavinho. As peças estarão expostas em salões da antiga usina de cana-de-açúcar da fazenda, que foi restaurada. A fazenda, na estrada Macaé-Glicério, foi comprada pelo empresário Gonçalo e sua esposa, Angela Meireles Dias, em 1999. “Meus pais se encantaram com a beleza da usina e a restauraram. O lugar ficou perfeito para abrigar a coleção de móveis”, conta a filha do casal, Maria Carolina Meireles Dias. Ela lembra que a coleção começou depois que sua mãe herdou móveis da família, que vieram da Bahia. A partir daí, a família se apaixonou pelo estilo, e aumentou a coleção em leilões e antiquários.

“O espaço ficou muito bonito, e decidimos firmar parceria com a prefeitura para mostrar a coleção ao público. Será mais um ponto turístico de Macaé”, conta Maria Carolina. A idéia é fazer do espaço um local para eventos culturais e de visitação pública, com visitas marcadas. Os salões da usina foram restaurados pela arquiteta Gilce Machado Lopes de Oliveira.