Prefeitura firma termo de compromisso com grupo Primmus

22/08/2005 16:04:26 - Jornalista: Simone Noronha

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o empresário Gonçalo Meirelles assinaram o protocolo de intenções com a empresa Primmus para uma parceria que vai abrir as portas da Fazenda Airis, na estrada Macaé-Glicério, para a comunidade. Pelo documento, a parceria vai possibilitar visitações públicas dirigidas à coleção de móveis antigos da família do empresário.

“Falta apenas ajustarmos alguns detalhes para começarem as visitas. A iniciativa Primmus de se tornar parceria da cultura do município deve servir de exemplo para outras empresas”, disse o prefeito Riverton Mussi durante a festa pelos 25 anos da empresa, na última sexta-feira. O empresário Gonçalo Meireles disse que a parceria está aberta também a outros municípios. “Tivemos todo cuidado em restaurar a usina da Fazenda, que construída em 1920 e funcionou até a década de 50. Agora, queremos dividir isso tudo com a comunidade”, comentou.

Além de promover as visitas guiadas, que serão feitas em parceria com a Macaé Tur e a Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, o protocolo de intenções prevê o uso do espaço para eventos culturais, como exposições de arte e saraus de poesia. “Com esta parceria, estamos abrindo as portas da memória para a população”, disse o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meireles. Abrigada na antiga usina da fazenda,a coleção de móveis conta com cerca de 100 peças, datadas do fim do século XIX e do início do século XX.