Prefeitura fiscaliza direito de passe livre de idosos

08/04/2005 10:23:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Por determinação do prefeito Riverton Mussi, a Secretaria de Transportes começa nesta sexta-feira, dia oito, a fiscalizar o direito de passe livre para pessoas acima de 65 anos e para portadores de necessidades especiais em transportes coletivos urbanos municipais. Técnicos da secretaria vão fiscalizar o cumprimento do prazo de prorrogação das carteiras, que estão com prazo de validade vencido, mas tiveram sua legalidade estendida até primeiro de junho deste ano em ônibus municipais.

A medida vale mesmo para quem está com a carteira vencida em 31 de dezembro do ano passado. As três empresas de ônibus da cidade – Macaense, Líder e São Cristóvão – foram avisadas sobre a decisão desde a semana passada e devem aceitar o passe livre do idoso e do portador, mesmo os que estiverem com datas vencidas.

De acordo com o secretário de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário, Waldeci Brandão, a extensão do prazo de validade das carteiras foi necessária porque este sistema será substituído pelo cartão eletrônico, que será implantado junto com o início de funcionamento do novo sistema viário do município. Os cartões serão utilizados nos sete terminais rodoviários que estão em construção.

Os idosos serão beneficiados, desta forma, com o cartão eletrônico e também com a criação do transporte integrado em Macaé. “A pessoa acima de 65 anos tem o direito de usar o transporte coletivo gratuitamente e pode usar sua carteirinha com o prazo vencido porque todas as empresas foram comunicadas desta decisão. O mesmo vale para os portadores de necessidades especiais”, ratificou o secretário.

O secretário de Transportes, Fernando Magalhães, confirmou que vai intensificar a fiscalização no transporte público. Magalhães informou também que as pessoas acima de 65 anos e os portadores de necessidades especiais que tiverem problema de acesso em ônibus podem ligar para o número 2762-7975, da Secretaria de Transportes, para fazer a denúncia. “Todos os casos serão apurados com extremo rigor”, concluiu Magalhães.