Prefeitura garante estrutura da Rede de Saúde

24/09/2018 17:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Na audiência foi citado que bairros Ajuda, Aeroporto e Nova Holanda ganharão Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde de Macaé realizou, na tarde desta segunda-feira (24), audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2018. A reunião foi aberta ao público e aconteceu no auditório da Câmara Municipal. Foram apresentados os dados referentes à estrutura da saúde, prestação de serviços das unidades de atendimento primário, de média e alta complexidade. Atualmente o município conta com 46 equipes de Estratégia Saúde da Família, Serviço de Regulação de Ambulâncias (192), dois hospitais, sendo um com 212 leitos e o outro na localidade de Trapiche, na região serrana, com 30 leitos, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dois prontos-socorros.

Dentro da proposta de expansão da Atenção Básica, o município inaugurou em julho a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Barramares. Três unidades no mesmo padrão estão em construção nos bairros Ajuda, Aeroporto e Nova Holanda.

A secretaria também vem adotando medidas de controle, visando à reorganização da rede de saúde. Uma das ações implementadas para isso foi o cadastro dos usuários da Assistência Farmacêutica.

Foi registrada uma queda de 33% do total de receitas atendidas no último quadrimestre em relação ao mesmo período de 2017. Nos últimos quatro meses foram 107.685 receitas atendidas; em 2017, entre maio e agosto, foram 160.875.

Em relação ao serviço de alta complexidade, foi observada uma redução de 8,8% no número de atendimentos médicos no Hospital Público Municipal (HPM). No mesmo período o Pronto Atendimento e a maternidade da unidade tiveram uma redução de 10,8% e 7,6%, respectivamente. Já o setor de emergência teve um aumento de 31,9%.

Estiveram presentes membros da sociedade civil, conselheiros municipais e administradores da Saúde. Durante a reunião, houve a participação do público e os profissionais da saúde esclareceram as dúvidas. Algumas propostas para a melhoria dos serviços foram sugeridas pelos usuários.