Prefeitura implanta programa de geração de emprego e renda

14/04/2005 18:18:46 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, se reuniu nesta quinta-feira (14), no auditório da Incubadora de Cooperativas, no Ajuda de Baixo, com 30 representantes de associações de moradores para estreitar os laços com os líderes comunitários e apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas para a geração de trabalho e renda. A implantação da Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET) foi um dos assuntos abordados.

- A Secretaria de Trabalho e Renda possui um cunho forte na área social, considerando a demanda existente em Macaé e a necessidade de inserir o trabalhador no mercado de trabalho – afirmou o secretário, acrescentando que o governo Riverton Mussi (PSDB) está focado no social para a geração de emprego e renda, tanto em comunidades carentes, como no estímulo ao primeiro emprego, em programas para portadores de necessidades especiais e para suprir a demanda em geral.

Bogado explicou aos líderes comunitários que a Central de Atendimento Especializado em Trabalho tem como meta contribuir para a inserção do cidadão no mercado de trabalho por meio de ações de integração e qualificação, com articulação de oferta e demanda, visando o fortalecimento da cidadania do trabalhador. “O governo vai investir em ações sociais baseado no fortalecimento das associações de moradores. Vocês, que são pessoas responsáveis e representam a comunidade, vão fazer parcerias conosco”, disse o secretário, se dirigindo aos líderes.

De acordo com ele, um dos primeiros serviços da CAET será o cadastro para desenvolvimento pessoal. “Vamos cadastrar o cidadão e sua família visando a orientação para o trabalho, emprego e geração de renda, além da inclusão social por meio de ações de governo. Vocês são muito importantes neste processo”, ressaltou Bogado, completando que o atendimento da CAET – cujo espaço físico está sendo definido – será com cidadania. “Durante o período de atendimento, o trabalhador participará de palestras e apresentação de vídeos voltados para o mercado de trabalho, orientando o cidadão para a busca de nova colocação”, detalhou.

MÃO-DE-OBRA - A intermediação da mão-de-obra foi outro assunto abordado pelo secretário. Segundo ele, a CAET fará integração de demandas de trabalho, buscando o perfil do profissional disponível no mercado e o perfil solicitado pelo empregador. “Vamos fazer também um atendimento especial ao trabalhador, por meio de entrevistas, dinâmicas, avaliação do potencial, historio profissional e outros métodos e técnicas para avaliação do conjunto de competências do profissional”, observou, ressaltando que uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, vão dar apoio para esse atendimento.

O contato com parceiros da CAET foi destacado na reunião. Bogado afirmou aos líderes comunitários que a Central vai atender os parceiros visando a captação de vagas e inclusão do cidadão no mercado de trabalho. O telemarketing será uma técnica usada neste trabalho. “Por meio do sistema de telemarketing receptivo e ativo, a Central vai atender o empregador visando a captação de vagas”, disse.

A qualificação profissional também foi discutida na reunião. O secretário frisou que os trabalhadores serão encaminhados para cursos de qualificação profissional. De acordo com Bogado, a Central terá um banco de qualificação com informações de cursos e programas existentes em Macaé e na região. “Desta forma, percebemos que a CAET está ligada à sociedade, às instituições de ensino, às associações e entidades ligadas a negócios, à empresas privadas e à instituições públicas”, definiu.

Foi entregue aos líderes comunitários um documento de encaminhamento, onde poderão ser cadastrados cidadãos interessados em fazer parte do cadastro de emprego da Secretaria de Trabalho e Renda. Nos próximos dias 18 e 19, será realizado um mutirão na Incubadora para o cadastramento de pessoal.

Outros projetos da secretaria também foram apresentados como a Incubadora de Cooperativas, Programa Sem Fronteiras, Conselho Municipal do Trabalhador, Escola do Trabalhador, Hotelaria, Salvatagem, entre outros.

Associações aprovam projeto

Os presidentes das associações de moradores e líderes comunitários que participaram da reunião com o Secretário de Trabalho e Renda aprovaram o projeto de implantação da Central de Atendimento Especializado em Trabalho. Segundo a maioria deles, faltava no município um programa de acompanhamento do trabalhador desde a qualificação até a inserção no mercado.

- Acho muito importante a prefeitura implantar esse projeto porque leva esperança ao trabalhador, por meio de capacitação profissional. Esse programa abre mais possibilidades para o mercado e mais oportunidades para o jovem que não tem acesso – afirmou o representante da Associação de Moradores do Bicuda Grande, Luiz Nogueira.

A presidente da associação de moradores do Nova Holanda, Marlene Goulart, observou que é preciso investir em cursos para o trabalhador. “Esse programa vai representar uma abertura para o mercado de trabalho, que é muito competitivo”, destacou. Já o presidente da associação do Nova Esperança, Elias Jorge, o Paulista, disse que a CAET vai ajudar a minimizar o problema de falta de emprego. “Vai ajudar muito quem está desempregado”, ratificou.