Prefeitura inicia obras para conter alagamento

21/02/2005 18:47:44 - Jornalista:

Os problemas de alagamentos nas ruas dos bairros Novo Horizonte, Maringá e Campo do Oeste estão com os dias contados. A secretaria de Obras deu inicio hoje (dia 21) a construção de uma nova galeria de águas pluviais na rua Antônio Curvelo Benjamim. Para uma melhor execução da obra, técnicos da secretaria interditaram uma das pistas. A previsão é que a obra seja concluída em 30 dias.

A nova rede terá um metro de diâmetro e uma extensão de 250 metros. A rede dará vazão ao volume de água que vem pela avenida Ayrton Senna, que em época de chuva deixa alaga o local.

Esta nova linha vai auxiliar a antiga, que começa na avenida Ayrton Senna e termina no canal Fábio Franco. “Identificamos um estrangulamento na esquina da Av. Ayrton Senna com a rua Antônio Curvelo Benjamim, que vem ocasionando alagamentos nesta região”, define o secretário de Obras, Tadeu Campos.

Para que não haja comprometimento do canal da Fábio Franco, com o aumento do volume de água, o secretario adianta, que os pontilhões serão readaptados. Segundo Tadeu, o principal ‘gargalo’ são as tubulações que passam embaixo dos pontilhões. “Estamos estudando uma forma de aliviar esse gargalo, o que proporcionará um escoamento mais rápido”,conta.

Em relação à avenida Aryton Senna, o secretário disse, que entre as sugestões apresentadas por sua equipe, a que mais adequada para solucionar o problema de alagamentos é a troca dos tubos armicos (metálicos) por tubos de concreto. Para maior aproveitamento, nesta rede seria instalado um sistema de bomba para drenar água e bombeá-la para o canal do Capote. “A proposta é fazer com que funcione como um ‘piscinão’, um sistema já usado em São Paulo”, relata.

A tubulação teria 1.800 metros de extensão e três de diâmetro. “No entanto, ainda não definimos o que vamos fazer. É apenas uma das propostas que temos”, comenta o secretário. Conforme ele, com estas obras o escoamento no local será mais rápido.