Prefeitura intensifica ações de melhoria na região serrana

29/11/2017 14:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Manutenção dos distritos contribui com economia agrícola e cotidiano dos moradores

A Prefeitura de Macaé, durante os meses de outubro e novembro, continuou suas ações de melhoria na região serrana. Um dos objetivos da Secretaria Adjunta do Interior, ligada à Secretaria de Infraestrutura, é preparar os distritos para o Verão e ainda facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária. A manutenção das estradas, tanto as vicinais quanto as rodovias estaduais e municipais que cortam a região, foi um dos serviços realizados.

No dia 20 de outubro, representantes da secretaria Adjunta do Interior e das municipais de Mobilidade Urbana e Educação participaram em Córrego do Ouro de uma reunião com outros profissionais de órgãos da gestão municipal e da União das Associações de Moradores da Serra de Macaé (UAS). O objetivo foi discutir melhorias, como manutenção de estradas, mobilidade urbana, saúde, educação, funcionamento dos Correios, entre outros, ficando definido que as reivindicações serão atendidas por áreas, após o conhecimento das necessidade de cada localidade.

Com várias frentes de trabalho na serra, equipes da secretaria do Interior realizaram limpeza das pistas, tapagem de buracos, roçada da vegetação lateral, nivelamento do solo. As ações melhoraram as condições das estradas e, ainda, garantiram a segurança de motoristas e pedestres, contribuindo, também, para o escoamento da produção agropecuária.

O secretário do Interior, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca, informou que, entre as estradas atendidas estão as do distrito de Cachoeiros de Macaé, como as que levam às localidades de Areia Branca, Bicudas Pequena e Grande e outras localidades dessa região. As ações nessa área produtiva e turística da região serrana começaram em outubro e se estenderam no mês de novembro, com reparos e manutenção em cerca de 30 quilômetros de vias. A expectativa é que as atividades estejam concluídas antes dos festejos natalinos.

Outro atendimento à população serrana diz respeito à parceria entre a Prefeitura de Macaé e os Correios, possibilitando o funcionamento de três unidades dos Correios Comunitários. Os distritos de Córrego do Ouro, Glicério e Sana têm as agências, reabertas no início de novembro, com equipes que receberam treinamento, prático e teórico, na agência central dos Correios, em Macaé. Cerca de cinco mil cartas e encomendas são entregues por semana, nas localidades onde funcionam os Correios Comunitários e em locais de difícil acesso, por meio do convênio com o Governo Federal.

Além dessas ações, a Secretaria de Ambiente, visando atender moradores e turistas que visitam a serra macaense durante todo o Verão, promove uma ação conjunta, envolvendo diversas secretarias, com rondas ostensivas nas cachoeiras. Orientações aos visitantes quanto aos espaços específicos para estacionamento de veículos, churrasco e descarte de lixo, fiscalização de ônibus de turismo e de comércio ambulante não cadastrado, além de um trabalho de educação ambiental e sustentabilidade são realizados. As ações começaram em 18 de novembro e seguem por todos os finais de semana e feriados, até março de 2018.

Outra melhoria para a região serrana é o novo Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Glicério, na região serrana, construído no Centro da localidade, em prédio que abrigava os banheiros públicos, ao lado da antiga Estação Ferroviária. As obras são uma parceria com a Associação de Moradores, com apoio dos comerciantes locais. A Prefeitura de Macaé forneceu a mão de obra. A inauguração do novo DPO deverá acontecer ainda este ano.

De acordo com o Secretário Adjunto do Interior, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca, o novo DPO atende à solicitação de moradores da região, que desde o fechamento pelo Estado do antigo DPO, que funcionava em Glicério, na Ilha da Canoa, estavam preocupados em relação à segurança pública. Para a volta do DPO de Glicério, Macaé contou com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP) de Macaé, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, através do comandante, o coronel Wolney Dias Ferreira, e do comandante da PM de Macaé, Marco Aurélio Vollmer, que abraçaram a ideia.

Em outubro e novembro foi feita também a manutenção das estradas nas localidades de Moretti, Trapiche - estrada do Redondo -, Serro Frio, Cachoeiros de Macaé - Areia Branca, Bicuda Grande e Bicuda Pequena, Serra Escura e Duas Barras -, Estrada Cabeceira do Sana /Boa Alegria e Serro Frio. O Projeto Equoterapia Passo Amigo continua no Parque de Exposições de Córrego do Ouro; em Glicério, Córrego do Ouro e Duas Barras/Estrela foram realizadas limpeza e retirada de entulhos. Além disso, foi feita toda a limpeza e a manutenção geral no Centro de Glicério.


Fotos Relacionadas