Prefeitura investe na promoção de saúde bucal

07/07/2005 15:10:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

“A saúde começa pela boca”. Com esta premissa a secretaria de Saúde de Macaé, através da Coordenação de Saúde Bucal, desenvolve um trabalho preventivo de saúde bucal em parceria com a secretaria municipal de Educação junto aos alunos.

O coordenador de Saúde Bucal, Paulo Roberto Seady, explica que o Programa de Prevenção de Saúde Bucal, visa desenvolver nos estudantes conscientização e sensibilização para que eles percebam a importância de uma boa higiene bucal e, de forma espontânea, promovam a sua própria saúde.

Paulo Seady diz ainda que o programa também é desenvolvido junto às comunidades e gestantes do município. “A nossa filosofia de trabalho é de educação e promoção de saúde, pois compreendemos que devemos tratar a causa e não a conseqüência da doença”.

O dentista da divisão de Odontologia Coletiva, Júlio César Abreu, acrescenta que o programa de prevenção nas escolas é realizado através de palestras educativas, peças teatrais sobre a importância da escovação diária, mesa clínica com modelos didáticos, mostrando a evolução da cárie.

Júlio César ressalta que o trabalho nas escolas é feito a cada três meses com aplicação de flúor, distribuição de kits contendo creme dental, escova de dente, fio dental e folhetos educativos. “Os procedimentos realizados são feitos por uma equipe especializada com cinco técnicos de higiene bucal e dois dentistas”, informa.

A estudante da Escola Municipal Engenho da Praia, Tainá Santos Gomes, fala que sempre escova os dentes depois das refeições, mas que após as palestras da equipe de saúde bucal aprendeu como fazer a escovação correta e utilizar o fio dental.

O dentista apresenta também algumas novidades: a reciclagem de materiais como garrafas pet para montar porta-escovas e a utilização de sacos de ráfia para confeccionar fio dental.