Prefeitura irá promover Campanha de prevenção de quedas em idosos

19/05/2005 15:08:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Prefeitura de Macaé, através das secretarias de Saúde, Obras, Esporte e Lazer, Transporte, Educação e o Conselho Municipal do Idoso está elaborando uma campanha de prevenção de quedas em idosos.

A primeira reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), onde o secretário de Saúde, o médico Fernando Diogo, ressaltou que as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos e constituem a sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos. O médico ressaltou também a importância do trabalho integrado das secretarias do governo Riverton Mussi, pois irá atingir o município como um todo.

Na oportunidade, a gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), Analúcia Jardim, apresentou uma mostra da transição demográfica brasileira sobre envelhecimento da população e suas conseqüências. De acordo com ela, a Organização Mundial de Saúde (OMS), prevê que em 2005 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Atualmente ocupa a 15ª colocação. Segundo a gerente, uma queda pode trazer várias conseqüências para a vida do idoso, entre elas o isolamento social devido o medo de cair, depressão, além de aumentar o número de hospitalizações.

Analúcia Jardim acrescentou ainda que, inicialmente, a campanha será de prevenção, orientação, com incentivo a prática de atividade física, condições seguras no domicílio, correção de fatores de riscos ambientais (calçadas públicas, transporte, iluminação, acesso aos serviços públicos, entre outros).