Prefeitura lança campanha contra queda de idosos

02/06/2005 14:38:45 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma campanha de Prevenção de Quedas de Idosos. A campanha, com apoio de várias outras secretarias, faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI). O programa foi criado com o objetivo de estruturar os serviços que prestam assistência integral ao idoso, articulando ações e serviços, de acordo com as necessidades específicas de saúde de cada paciente.

Segundo a gerente do PAISI, a geriatra Analúcia Jardim, o programa tem como proposta a atenção interdisciplinar para a prestação de assistência integral ao idoso. Atualmente estão inscritos no programa mais de mil pessoas, sendo que 99 participam das atividades de fisioterapia. De acordo com as fisioterapeutas, a maioria é de pacientes com doenças crônicas como osteoporose, artrite e artrose, mas as atividades de fisioterapia permitem que estes problemas não sejam agravados e os pacientes não fiquem acamados.

As atividades realizadas pela equipe de fisioterapia do PAISI desenvolvem a socialização, a memória, o equilíbrio, entre outras funções nos idosos. Na próxima semana, será iniciado um programa de caminhada como incentivo à prática de atividade física entre os pacientes.

Tucano – No ano passado, o município recebeu em Brasília o Prêmio Tucano de Ouro, (Categoria Saúde -Municípios de até 200 mil habitantes) pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso. O prêmio Tucano de Ouro foi criado por sugestão de uma comissão de prefeitos do PDSB, com o objetivo de selecionar os melhores projetos das prefeituras administradas pelo partido, em diversas áreas de atuação para, depois, propor sua aplicação em outros governos municipais. Os projetos selecionados são descritos em uma cartilha que será distribuída para todo o país.