Prefeitura lança edital para vagas em moradia estudantil temporária

17/07/2018 15:36:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Seleção é voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Foi divulgado o edital nº 02/2018, referente a processo seletivo de vagas do projeto-piloto de Moradia Estudantil Temporária, destinado a estudantes matriculados nos cursos presenciais de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, sediadas no município. Inicialmente, o projeto deve atender 50 estudantes.

Com esta seleção, a Prefeitura de Macaé pretende oferecer condições de moradia aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de 18 anos, oriundos de cidades distantes do município, bem como contribuir para a permanência deles nas universidades, promovendo ambiente de convivência e estudo.

As inscrições serão realizadas pelos diretores das instituições de ensino superior, via encaminhamento da carta de interesse e atendendo às diretrizes do edital, entre o dia 23 deste mês a 13 de agosto. A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior informa, através do edital, que o processo seletivo para Moradia Estudantil Temporária será realizado semestralmente, ou seja, duas vezes por ano.

Não poderão participar estudantes matriculados somente em disciplinas isoladas e aqueles que estejam cursando o último período da graduação. O aluno que possuir rendimento escolar abaixo da média da instituição, durante dois períodos consecutivos, será desligado do programa, sendo a sua vaga destinada ao estudante em lista de espera, entre outras normas regidas no edital.

As Instituições de Ensino Superior públicas do município, através do seu diretor, interessadas em participar do edital, deverão entregar impresso e presencialmente o Formulário de Proposta Próprio, que consta em anexo no edital, até o dia 13 de agosto, das 8h às 12h, na Secretaria Acadêmica de Ensino Superior, no terceiro andar do prédio administrativo da Cidade Universitária.

O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de agosto. Para garantir a vaga, os estudantes selecionados e os respectivos diretores das IES deverão comparecer à Secretaria Acadêmica, nos dias 23 e 24 de agosto, das 8h às 12h, para assinatura do Termo de Compromisso do Discente e do Termo de Ciência do Regimento Interno, munidos dos documentos necessários listados no edital. A Moradia Estudantil Temporária terá como sede o antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba.

O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, explicou que o projeto é fruto do entendimento da necessidade de se apoiar os estudantes em condição socioeconômica vulnerável e que estão longe de suas famílias.

- Inicialmente, a Moradia Estudantil Temporária, que será chamada de Moradia Colonial, teria a função de receber os alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Porém, a Reitoria da UFRJ, apesar de ter o interesse e evidenciado isso por diversas vezes, se viu, diante do cenário de corte de verbas, impossibilitada de continuar o pleito - comentou.

Magini acrescentou que a Prefeitura de Macaé, representada pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, viabilizará o projeto, entendendo a sua importância para os alunos das universidades públicas do município. "O edital da Moradia Estudantil visa, antes de mais nada, criar espaço amplo e democrático, promovendo a inclusão social e a democratização das vagas para todas as universidades públicas de Macaé. As Instituições terão cerca de um mês para apresentar as documentações pertinentes e, assim que os trâmites previstos no edital forem cumpridos, poderemos receber os alunos. Será uma experiência inédita para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e sua fixação em nosso município", concluiu.