Prefeitura prepara programação para passagem da tocha olímpica

27/06/2016 18:09:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Reprodução

Contagem regressiva para a presença da tocha em Macaé, dia 31 de julho

Uma das cidades celebração dos olímpicos, que acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro, Macaé se prepara para a passagem da tocha, no dia 31 de julho. Uma comissão, presidida por Thales Coutinho Gonçalves da Silva, diretor-presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), já está preparando a programação que vai marcar o evento na cidade, que vai contar com atrações e apresentação de alunos da rede municipal de ensino.

- A comissão envolve as demais secretarias da prefeitura e já nos reunimos várias vezes para traçar os planos e fechar a programação do dia com uma grande celebração, com uma estrutura que veio do comitê olímpico. Macaé será a última cidade visitada no dia 31, e vamos aproveitar os talentos que temos na cidade para marcar esse dia histórico, já que é a primeira vez que as Olimpíadas são realizadas aqui no país. Queremos um evento festivo que seja especial para toda a população - explicou Thales, ressaltando que a Fesporte selecionou quatro personalidades do município que vão conduzir a tocha.

Em sua 31ª edição, a Olimpíada é um evento que reúne 42 esportes Olímpicos. Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

Após os jogos olímpicos, serão promovidos os Jogos Paralímpicos 2016, entre 7 e 18 de setembro , também no Rio. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968.

Fazem parte do evento os seguintes esportes: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem (slalom e velocidade), Ciclismo (estrada, pista, BMX e Mountain Bike), Esgrima, Futebol, Ginástica (artística, rítmica e trampolim), Golfe, Halterofilismo, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a grama, Judô, Lutas, Nado sincronizado, Natação, Pentatlo moderno, Polo aquático, Remo, Rugby sevens, Saltos ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com arco, Triatlo, Vela, Voleibol, Voleibol de praia.