Prefeitura promove capacitação sobre vírus transmitidos pelo Aedes

17/01/2017 13:53:00 - Jornalista: Liliane Barboza e Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é atualizar os agentes comunitários e de endemias; evento foi promovido na Cidade Universitária

A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), das 9 às 16 horas, no auditório da Cidade Universitária, capacitação sobre "Arboviroses", doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chicungunha e febre amarela. O treinamento é destinado aos agentes de saúde e de combate de endemias. O evento é uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica.

A abertura do encontro foi realizada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Macaé, Liciane Furtado. Ela explicou que o papel do setor é monitorar os casos dessas doenças no município e notificar aos órgãos responsáveis e ajudar nas ações de combate. "O objetivo é atualizar esses profissionais sobre as informações e tirar dúvidas mais frequentes", acrescentou.

A agente comunitária, Elizabete Guimarães, que atua na Ajuda de Cima, conta que a equipe é formada por oito pessoas e segundo ela, os moradores estão mais conscientes sobre a importância de cuidar do seu quintal. "Já não encontramos nas casas, caixas d´água sem tampa e telhas de amianto que juntam muita água", afirmou.

O encontro contou ainda com a apresentação do biólogo Gilberto Rosindo, que falou sobre o controle dos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Segundo ele, o Aedes aegypti é um inseto que transmite a dengue, chicungunha, zika vírus, encefalites e febre amarela.

O Supervisor Geral do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), David Tavares Moura, frisou que a proposta dele foi mostrar a esses profissionais o que é o Levantamento do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), como é realizado o seu planejamento e principalmente de que forma são executadas as ações e quais são os seus resultados.

Exército - As ações de mobilização da campanha "Macaé contra o Aedes" seguem com palestras e orientação. Nesta quarta-feira (18), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará no Forte Marechal Hermes, a partir das 10 horas, para falar sobre as medidas preventivas de combate à dengue, zika e chicungunha.

Para o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, os oficiais serão multiplicadores de informações e vão colocar as orientações em prática no local onde moram.

- Toda colaboração é necessária. Estamos mantendo o alerta para que toda população não descuide, pois cerca de 94% dos focos de Aedes aegypti estão dentro dos imóveis - frisou.

De acordo com dados do CCZ, entre os dias dois e 13 de janeiro foram realizadas 11.176 vistorias em imóveis: em 163 os agentes encontraram focos do mosquito.


Fotos Relacionadas