Prefeitura promove curso de formadores em Previdência Social

19/09/2005 14:09:15 - Jornalista: Sonia Braga

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), promoverá nos dias 19 e 20 de outubro o curso de Formadores em Previdência Social. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro na sede da Sempros.

Direcionado aos profissionais que trabalham na área social e visa formar multiplicadores que atuarão junto a idosos, portadores de necessidades especiais, associações de moradores, entre outros, o curso tem por objetivo a conscientização e difusão da importância da Previdência Social na vida dos trabalhadores, deixando claro os deveres e benefícios a que terão direito caso estejam inscritos no Regime Geral de Previdência Social.

O curso terá carga horária de 16 horas, em local ainda não definido. Ao final, os participantes estarão habilitados para atuar junto ao seu entorno social e profissional, familiarizando a comunidade sobre os conceitos e o funcionamento da Previdência Social, orientando e conscientizando aos trabalhadores sobre sua importância como instrumento de proteção à cidadania.

Previdência Social

O papel da Previdência Social é fundamental para a estabilidade social no
País. A sua abrangência, a garantia de renda e a proteção contra os motivos geradores de limitação ou incapacidade para o trabalho são funções obrigatórias que a Previdência cumpre e gerencia com eficiência.

Para a melhoria de suas funções e a ampliação de seu leque de proteção
social a Previdência desenvolve, junto aos trabalhadores, campanhas de
conscientização sobre a importância da cobertura previdenciária, para que eles se
integrem ao sistema previdenciário e não sejam atingidos pelos infortúnios e eventos da vida sem um instrumento de proteção social.

O Programa de Educação Previdenciária é um dos instrumentos mais
importantes do Ministério da Previdência Social nesse processo de conscientização do trabalhador. O Programa se desenvolve de maneira descentralizada, por meio de parcerias com entidades da sociedade civil. Essa estratégia tem por objetivo o desenvolvimento de atividades educativas nos setores que mais carecem de proteção social.

Diversas atividades foram propostas pelo programa, em âmbito nacional,
entre elas os cursos de Formadores em Previdência Social, nos quais se debate,
com os mais diversos segmentos da sociedade civil, a importância da Previdência
na vida dos cidadãos brasileiros.

O Curso de Formadores em Previdência Social é apresentado em quatro módulos. O primeiro mostra a importância da Previdência Social brasileira, bem como os conceitos e princípios que a norteiam. O segundo módulo apresenta, de modo didático, o plano de custeio do sistema previdenciário. As características e os planos referentes aos benefícios oferecidos pela Previdência são objeto do terceiro módulo. Conclui-se o material com uma explanação sobre a estrutura da Previdência Social e a descrição dos serviços que ela presta ao cidadão brasileiro.

Fomentar a inclusão de novos segurados no sistema de Previdência Social,
familiarizar a sociedade brasileira sobre seu funcionamento e conceitos e formar
agentes multiplicadores da ação previdenciária junto aos seus próprios núcleos
sociais e profissionais, são, portanto, os objetivos deste curso do Ministério da
Previdência Social.