Prefeitura promove segunda fase de curso de história para professores

12/09/2005 18:15:56 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, promove nesta terça-feira (13), a segunda etapa do curso “Profissão: professor investigador”, que repassa aos profissionais de educação das redes pública e particular de ensino noções sobre a história do município. “Nesta segunda fase, vamos abordar Macaé na época do Brasil Colônia. Faremos um trabalho diferente, de análise de documentos históricos”, comentou a coordenadora do curso, Gisele Muniz dos Santos.

Ao todo, 60 professores, inclusive de escolas da região serrana, participam no curso, que acontece também na quinta-feira (15). Entre as atividades promovidas para os professores, estão a análise de cópia de uma das páginas do Livro de Óbitos do município, com registros de 1809 a 1831. Será estudada a primeira referência histórica ao Quilombo de Carucango, instalado onde hoje é o distrito de Glicério. “O documento é de 1831. Os professores receberão uma cópia do original com a sua transcrição, para daí desenvolverem o trabalho”, explicou a historiadora Conceição Franco.

As atividades são voltadas para professores da terceira série do ensino fundamental, quando a história local é abordada nas escolas. O curso “Professor investigador” começou em julho, com a análise do período pré-colonial. O curso termina em novembro, nos dias 8 e 10, quando será abordado o período do Brasil Império até os adias atuais.