Prefeitura quer implantar sistema de transporte popular em Macaé

25/02/2005 19:27:21 - Jornalista:

O secretário de Transportes, Fernando Luiz Magalhães, esteve em visita ao Espírito Santo, precisamente no município de Cachoeiro do Itapemirim, onde, acompanhando o prefeito Riverton Mussi, conheceu o sistema de transporte popular – Transpop. A viagem teve como principal objetivo analisar o funcionamento do transporte popular gratuito e ter uma base para, se possível, colocar em prática o mesmo modelo em Macaé.

No município capixaba, Fernando Magalhães se reuniu com o supervisor do projeto Transpop, José Augusto Paiva, que o levou para conhecer a estrutura da empresa que opera o sistema. Esteve reunido também com os funcionários que lhes passaram informações importantes do sistema operacional.

Durante a visita, Fernando destacou a iniciativa da proposta e disse que a medida tem como finalidade assegurar meios de transportes necessários para se adequar às exigências da população. “O poder público tem o dever de garantir programas suplementares, entre os quais o transporte público, sem qualquer limitação de renda familiar ou de local de residência”, afirmou.

Devido ao alto custo, Fernando lembrou a necessidade de mais recursos para que o projeto seja estendido a toda população macaense. “A proposta teria que ser apreciada pelas comissões permanentes da Câmara de Municipal. “Desta forma, observando apenas esse fato, podemos concluir que estamos elaborando um sistema de transporte coletivo eficiente e que atende aos interesses da maior parte da população, quando este interesse é apenas a sua locomoção”, ressaltou.

O ponto positivo da viagem, de acordo com o secretário, foi conhecer a forma exata de como é realizado o sistema de transporte popular capixaba. “Tivemos a oportunidade de conhecer os principais problemas e, com isso, podermos implementá-lo de maneira diferente. Não é possível realizarmos um sistema de transporte popular, em Macaé, igual ao de Cachoeiro do Itapemirim”, disse.

Fernando Magalhães agendou uma visita do supervisor, José Augusto, para conhecer Macaé e disse que a próxima viagem que fará, será para Curitiba, onde pretende também conhecer de perto o sistema de transporte da capital paranaense.