Prefeitura realiza ações do Dia Mundial de Luta contra Aids

01/12/2017 14:47:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin e Rui Porto Filho

Foram realizados testes rápidos para HIV, entrega de folderes e preservativos

A Prefeitura de Macaé, por meio do Programa IST/Aids da Secretaria de Saúde e coordenação de Gênero e Acesso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, realizou nesta sexta-feira (1º), ações para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Foram realizados testes rápidos para o HIV, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, entrega de folhetos explicativos e distribuição de preservativos em frente ao Centro Cultural de Macaé.

De acordo com o coordenador do Programa IST/Aids, Rodrigo Azevedo Bezerra, os testes são realizados de segunda a sexta-feira de 9h às 16h.

- O cidadão é atendido pelo psicólogo do Centro de Testagem e Aconselhamento e depois faz o teste que demora 30 minutos para sair o resultado. Em casos positivos, o cidadão inicia o tratamento imediatamente, explicou.

Rodrigo acrescentou ainda que, de janeiro até esta sexta-feira (1º), 95 testes deram positivo. Ele ressalta que é importante realizar o maior número de testes para que essas pessoas não transmitam a doença.

- O objetivo é que o paciente apresente carga viral indetectável. Por ano, nós registramos, em média, de 20 a 25 mortes por causa da doença. Geralmente, são pessoas que estavam contaminadas e não fizeram o tratamento a tempo. Infelizmente, tem muitos pacientes que não dão continuidade ao uso do medicamento antiretroviral -, enfatizou.

A Aids se manifesta através de erupções na pele, pneumonia e tuberculose. É importante que a pessoa se submeta o mais rápido possível ao teste e inicie o tratamento medicamentoso.

A auxiliar de serviços gerais, Regina Peixoto, diz que acha importante essas ações. "É a segunda vez que faço o teste e acho importante sempre cuidar da saúde", afirmou.

Além dos testes para o HIV, o Programa IST/Aids do município realiza diagnósticos para Hepatites B e C, e ainda sífilis.

Coordenadoria de Gênero e Acesso

A coordenadoria de Gênero e Acesso também realizou uma ação nesta sexta-feira (1°), em frente ao saguão do Centro Cultural de Macaé, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A coordenadora Márcia Lima explica que foram distribuídos folderes explicativos, esclarecendo de que forma a pessoa pode pegar a doença e, ainda, a distribuição de preservativos masculinos.

- Os homossexuais e as transexuais eram as principais vítimas da doença, mas hoje isso mudou e essas pessoas são as que mais se cuidam. No Brasil, os maiores índices estão entre os idosos e jovens com idade de 14 a 20 anos de idade, disse.

Ela acrescenta que a coordenadoria orienta as pessoas a fazerem o teste para o HIV e em caso positivo, elas encaminhadas para atendimento na rede de saúde.

Serviço

O Programa IST/Aids funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Rua Tenente Coronel Amado, na sala 33, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (22) 2762-7996.

A Coordenadoria de Gênero e Acesso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, fica no Centro de Convivência do Idoso, na Ajuda de Baixo, s/n. Telefone: (22) 2765-0593.


Fotos Relacionadas