Prefeitura realiza campanha pelo fim da violência contra a mulher

17/11/2017 14:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Objetivo é conscientizar sobre o fim da violência contra mulher

A Prefeitura de Macaé realiza, entre os dias 22 de novembro e 16 de dezembro, a campanha "16 Dias de Ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres". O evento é promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre uma vida sem violência e proporcionar momentos de reflexão sobre o assunto.

- A mulher é vítima de violência doméstica familiar, nas empresas, escolas, faculdades, enfim. A nossa proposta é discutir o assunto e mostrar quais são os locais que ela poderá ser atendida pelo município, caso haja necessidade -, explicou.

Ela acrescenta que qualquer pessoa poderá participar das atividades que terão início na próxima quarta-feira (22), quando profissionais do Ceam participarão da capacitação: "Saúde da Mulher para Atenção Básica", às 8h, no Paço Municipal.

"Na oportunidade, estaremos falando sobre a importância da campanha e quais são os atendimentos oferecidos pelo município", acrescentou.

A programação contará também com palestras, roda de conversa, caminhada na orla dos Cavaleiros, exposição de artesanatos no I Festival de Literatura & Cultura de Macaé (Flicmac) e no Polo de Artesanato de Macaé, na Praça Veríssimo de Melo.

- Preparamos toda a programação com muito carinho e contamos com a parceria das Secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Saúde. Além da Polícia Civil, 32º Batalhão de Polícia Militar, Juizado Adjunto Criminal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal Fluminense (UFF) de Macaé e Rio das Ostras -, disse Jane Roriz.

Os 16 dias de ativismo acontecem, atualmente, em 159 países. No Brasil, tem início no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Ceam

Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. Por meio de parceria entre o Ceam, Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) é realizado monitoramento dos casos, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha.

O endereço do Ceam é Rua São João, 33 - Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.

Programação


  • Dia 22/11 - 8h - no Paço Municipal - Capacitação em "Saúde da mulher para a Atenção Básica". Público alvo: profissionais do Ceam;

  • Dia 23/11 - 14h - no Paço Municipal - Encontro sobre "A ética e transdiciplinariedade no enfrentamento da violência contra a mulher";

  • Palestrante: Cristina Brites (Assistente Social - professora da UFF Rio das Ostras)

  • Dia 25/11 - Dia Internacional da Não violência contra as Mulheres;

  • Dia 23 a 25/11 - 9h às 22h - na orla de Imbetiba - Participação no Polo de Artesanato (iniciativa do Espaço Mulher Cidadã) no Festival de Literatura & Cultura de Macaé (Flicmac) com divulgação dos 16 dias de ativismo;

  • Dia 29/11 - Dia Internacional dos Defensores dos Direitos das Mulheres - 8h - no Cealo - Capacitação "Saúde da mulher na Atenção Básica";

  • Dia 29/11 - 14h - no Cealo - Direito Homoafetivo: novas famílias, gênero e sexualidade;

  • Palestrante: Gabrielle Ferreira (Assistente Social, mestre em Serviço Social, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Leste e Ana Beatriz Barcelos (Cuidadora - Casa de Convivência Secretaria de Saúde).

  • Dia 02/12 - 8h - Orla dos Cavaleiros - Caminhada na Orla dos Cavaleiros, com a sensibilização da campanha dos 16 dias de ativismo "Luta pelo fim da violência contra as Mulheres";

  • Dia 5/12 - 10h - Ceam - "Os benefícios do Mindfullness no seu dia a dia" - Dra. Naly Soares de Almeida (Psiquiatra e facilitadora de Mindfullness - Casa de Convivência Semusa);

  • Dia 6/12 - 14h às 18h - na Praça Veríssimo de Melo- Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres - Campanha do Laço Branco - junto aos Policiais Militares - 32º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana;

  • Dia 7/12 - 9h - no Ceam - Roda de Conversa " CEAM defende os direitos humanos da mulher";

  • Dia 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos;

  • Dia 14 a 16/12 - 9h às 22h - na Praça Veríssimo de Mello- Polo de artesanato de Natal (Espaço Mulher Cidadã) com atrações culturais.